1001Coisas Logotipo
Por que vale a pena abrir uma conta para empresa?

Por que vale a pena abrir uma conta para empresa?

Vale a pena abrir uma conta para empresa. Foto: Pexels / Ono Kosuki
Vale a pena abrir uma conta para empresa. Foto: Pexels / Ono Kosuki

Empreender também significa buscar estratégias inteligentes para a lucratividade da empresa. Quando se tem uma pequena ou microempresa, qualquer tipo de parceria que possa soar vantajosa para a empresa é preciso ter uma atenção especial. E por incrível que pareça, abrir conta para empresa pode ser uma dessas boas parcerias.

É mais que comum muitas empresas optarem por não abrir uma conta e seguir transacionando todo o dinheiro pela conta bancária de quem administra. O fato é que não há uma lei que obrigue as empresas a terem uma conta exclusiva para o CNPJ, porém, os benefícios são tantos, que não há porque não abrir.

Então, se você é uma pessoa que está empreendendo e ainda usa sua conta corrente pessoal para administrar o dinheiro que circula pela sua empresa, a dica principal deste texto é: pare exatamente com isso.

Ao longo deste conteúdo, você vai entender melhor o porquê disso e, claro, conhecer as vantagens de se ter uma conta exclusiva para sua empresa. Mas já vale uma dica aqui: essa conta pode, inclusive, te ajudar a gerar mais negócios para sua empresa.

Então, continue a leitura e veja mais sobre o porquê abrir uma conta para sua empresa e como analisar qual delas é melhor para seu empreendimento.

Conta PJ tradicional x digital

Provavelmente, você tenha se deparado muito ultimamente com o termo conta digital. Acontece que este assunto tem ficado bastante em evidência devido às inúmeras instituições financeiras que têm oferecido este tipo de conta. E daí a dúvida: qual é melhor, uma conta tradicional ou digital?

Para responder esta pergunta, primeiro vale uma breve explicação sobre cada uma delas. A conta tradicional é aquela que você já conhece. É administrada pelos bancos tradicionais; para abrir é necessário ir até uma agência bancária; tem um gerente; paga uma mensalidade chamada de cesta; e consegue utilizar alguns benefícios devido a isso, como cheque, cartão, cheque-especial etc.

É possível que só de ler isso, você já tenha se remetido a alguns transtornos, como ficar horas na fila de espera, pegar trânsito para pagar um boleto ou não conseguir ter seu problema resolvido com a agilidade que precisava. Muita burocracia e pouca ajuda.

Então, é exatamente esse o grande diferencial de uma conta corrente PJ tradicional da digital. Nela, todas as movimentações são feitas de forma online, seja pelo internet banking, ou um aplicativo.

Um dos objetivos dela é zerar a burocracia, ou seja, desde a abertura da conta, até a solicitação de empréstimo ou cartão de crédito, tudo é feito sem precisar ir a uma agência. Além disso, as taxas costumam ser mais baixas ou até isentas, como no caso da Cora, conta digital PJ que não cobra mensalidade de conta nem anuidade do cartão.

Um ponto legal a se levar em consideração é que, hoje, a maioria das contas digitais são operadas por fintechs, startups ou empresas que utilizam a tecnologia para criar soluções práticas no dia a dia para quem precisa de agilidade na hora de resolver sua vida financeira.

No início, as contas digitais tiveram grande aceitação pelas pessoas físicas, mas logo ganharam o coração das pessoas jurídicas também. E não é para menos, já que as fintechs buscaram desenvolver produtos e serviços extremamente vantajosos para ajudar as empresas a aumentarem seus lucros.

5 motivos para abrir uma conta para empresa

Mas voltando a falar da conta corrente PJ no geral, chegou a hora de conhecer com mais detalhes algumas das principais vantagens que ela pode proporcionar ao seu negócio.

São 6 destaques que não necessariamente são regras para esse tipo de conta, mas são encontradas com certa frequência, principalmente nas contas digitais.

1. Controle financeiro

Esse é um problema que não só as empresas passam, mas as pessoas físicas também. O descontrole financeiro pode levar um empreendimento à falência, então, conseguir administrar bem o dinheiro que entra e sai é imprescindível.

A vantagem de se ter uma conta exclusiva para sua empresa contribui muito com essa gestão. Afinal, tudo que entra ou sai dessa conta serve para suprir as necessidades da empresa e, então, pagar o pró-labore dos sócios.

Tanto a conta corrente quanto o cartão PJ devem ser utilizados exclusivamente para fins corporativos. Assim, ao final de cada mês, é possível avaliar quanto de gasto a empresa teve, mesmo após cumprir com todas as suas obrigações financeiras.

2. Possibilidade de ter cartão de crédito

Por falar em cartão de crédito, este talvez seja o queridinho de todo correntista consciente. Afinal, quando se sabe usar, este meio de pagamento contribui, e muito, com o crescimento da empresa, fortalecendo o poder de compra e o capital de giro.

Mas mesmo não sendo obrigatório abrir uma conta corrente para conseguir um cartão empresarial, eles normalmente são vinculados e esse vínculo auxilia na administração do limite e a evitar que a fatura seja paga com atraso.

3. Acesso a crédito de qualidade

A conta corrente por si só não quer dizer que você terá acesso a crédito. E por mais que ela normalmente venha acompanhada do famoso cheque-especial, a dica aqui é evitar ao máximo utilizá-lo, pois trata-se de uma das modalidades com a taxa de juro mais alta do mercado brasileiro atualmente.

O crédito que está sendo falado aqui é aquele que serve para impulsionar o crescimento da sua empresa, com juros atrativos e valores suficientes para atingir o resultado.

Normalmente, quando sua empresa é correntista de uma instituição financeira e cumpre com todas as suas obrigações financeiras em dia, cria-se um bom relacionamento entre vocês, daí a oferta a crédito de qualidade começa a se tornar cada vez mais evidente.

4. Possibilidade de fazer mais negócios

Ter uma conta empresarial com seu CNPJ costuma trazer mais credibilidade para fazer negócio. Algumas empresas costumam ter por obrigação fazer negócio apenas com quem tem conta empresarial para fazer o pagamento.

Isso ajuda a empresa parceira a ter certeza de que está lidando com profissionais e que os impostos devidos serão pagos em dia, evitando sonegação ou problemas com a justiça.

5. Gestão de Cobrança

Por último, o destaque dado é para a Gestão de Cobrança, item primordial para o gerenciamento de uma empresa.

Quando você encontra um banco que consegue oferecer este serviço, tudo fica mais fácil. Você emite boletos, faz transferências, gerar carnês, oferece meios de pagamentos alternativos, entre outras facilidades para o dia dia.

Portanto, quando for buscar um banco parceiro para abrir sua conta corrente, não esqueça de verificar a disponibilidade desse serviço e conhecê-lo mais a fundo.

E então, gostou das vantagens de se abrir conta para sua empresa? Compartilhe este conteúdo com seus amigos e deixe-os saber dessas vantagens também.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Leonardo

Leonardo

 Envie um 
Comentário: