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Principais diferenças entre marketing B2B e B2C

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Principais diferenças entre marketing B2B e B2C. Foto: Pexels / Canva Studio

A principal diferença entre marketing B2B e B2C é o público-alvo. As empresas B2B vendem para outras empresas, enquanto as empresas B2C vendem diretamente para o consumidor final.

Explicando de maneira simplificada, o marketing digital de empresas que vendem para empresas, ou marketing B2B, é mais baseado em relacionamentos. Já o marketing digital B2C de empresas que vendem para o consumidor final é mais voltado para a venda de produtos.

A diferença está na complexidade

O marketing B2B é mais complexo que o marketing B2C, pois envolve mais decisões de compra e devem considerar o ciclo de vida do produto, o mercado-alvo e os canais de marketing utilizados.

Já o marketing B2C, por outro lado, é mais simples e direto. As estratégias de marketing B2C precisam considerar o público-alvo, os produtos ofertados e os canais de marketing utilizados. O fato de o marketing B2C lidar, muitas vezes, com vendas simples, exige também menos esforços dos vendedores.

Venda valor para seu público

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Independente se a estratégia é B2B ou B2C, uma boa campanha de marketing digital considera o público para quem está sendo realizada. Somente assim um gerente de marketing será capaz de atribuir em seu plano de marketing, ações que transfiram valores para o consumidor daquela marca. Essa mesma visão de valor precisa ser acompanhada pelo time de vendas, pois somente assim, será possível manter os clientes e aproximá-los do status de fã de marca.

Efetuar venda sem valor é um erro

Vender proporciona uma sensação de realização, seja para um vendedor profissional ou para um empreendedor que está iniciando suas atividades. No entanto, vender é muito mais do que simplesmente transferir um produto ou serviço de um para o outro. É necessário que haja uma transferência de valor, para que o cliente se sinta satisfeito e possa se tornar um indicador da marca.

Independentemente do tipo de venda que está sendo realizada, seja B2B ou B2C, é importante que haja uma transferência de valor. Isso significa que o vendedor precisa entender o que o cliente precisa e como o produto ou serviço pode atender a essa necessidade. Quando o vendedor consegue mostrar que o produto ou serviço irá resolver um problema do cliente ou o ajudar a alcançar um objetivo, a venda se torna muito mais fácil.

Venda de valor gera recompra

Além de transferir valor, é importante que as vendas gerem recompra ou indicações. Isso pode ser feito oferecendo um produto ou serviço de qualidade, que atenda às expectativas do cliente. Além disso, é importante manter um bom relacionamento com o cliente, para que ele se sinta à vontade para fazer uma nova compra ou indicar a marca para um amigo.

Vender transferindo valor para o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque só assim o cliente se sentirá satisfeito com a compra e terá interesse em fazer uma nova ou indicar a marca para um amigo. independentemente de se tratar de uma venda B2B ou B2C, o valor deve ser sempre transferido, para que o negócio cresça e se mantenha.

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