1001Coisas Logotipo
Ideias de construções ecológicas pelo mundo

Ideias de construções ecológicas pelo mundo

Ideias de construções ecológicas pelo mundo. Foto: Pexels / Pixabay
Ideias de construções ecológicas pelo mundo. Foto: Pexels / Pixabay

Por décadas, os seres humanos construíram acima da capacidade do nosso planeta. Tanto pela extração de matérias-primas, quanto pela emissão de poluentes ou pelo impacto que as novas construções têm gerado no ambiente natural.

Felizmente, parece que finalmente percebemos que não podemos continuar assim. A sociedade de hoje decidiu abraçar a construção sustentável e seguir em uma direção que nos permite ser mais atenciosos com o meio ambiente. 

Vamos analisar um pouco sobre o assunto e verificar alguns tipos de construções sustentáveis que estão sendo implementadas pelo mundo. Vamos lá:

Mas o que exatamente é a construção ecológica?

Bem, uma forma de atender às necessidades de habitação e infraestrutura da sociedade atual sem sacrificar o bem-estar dos que virão. É o grão de areia que o setor contribui para alcançar o desenvolvimento sustentável, do qual parecemos estar cada dia mais próximos.

Benefícios da construção ecológica 

A aplicação de medidas de construção sustentável está tornando o mercado imobiliário mais aberto do que nunca. Nossa sociedade, pela primeira vez em muitas décadas, está preocupada com a forma como nossas decisões afetam nosso meio ambiente.

Queremos deixar um mundo melhor para quem está por vir, começando pelos nossos próprios filhos. E que melhor maneira de começar do que sendo claro sobre os benefícios da construção sustentável.

É muito mais consciente com matérias-primas

Métodos de construção sustentável reduzem o uso de água em uma alta porcentagem durante o processo de construção da casa, reutilizam mais materiais do que a construção tradicional e também enviam muito menos resíduos para aterros sanitários. Aproveite cada material para fazer dele algo realmente útil, e isso é uma verdadeira maravilha do ponto de vista da sustentabilidade.

Melhoria da saúde de seus habitantes

As pessoas que têm a sorte de morar em edifícios sustentáveis ​​desfrutam de uma maior qualidade de vida. Menos ruído, temperaturas mais adequadas, iluminação bem estudada para cada momento do dia, melhor qualidade do ar.

Um pouco mais caro no início, tremendamente mais lucrativo no médio/longo prazo.

O modelo de construção sustentável pode tornar o orçamento inicial um pouco mais caro, mas garantimos que isso é mais do que compensado com contas muito mais baratas por todos os anos que moramos naquela casa. 

Menos custos de serviços públicos graças ao uso de energia renovável,  maior reavaliação do imóvel. Além disso, uma casa ecológica é muito mais fácil de manter.

Tipos de construções 

A ascensão da construção ecológica fez com que não houvesse um único tipo de casa desse tipo. São cada vez mais novidades que encontramos no mercado nesse sentido, e é por isso que hoje trazemos para você três opções igualmente boas na hora de adquirir o seu.

Se o confinamento devido ao coronavírus abriu seus olhos e você decidiu trocar o apartamento na cidade pela casa no campo, isso lhe interessa!

Casa pré fabricada ecológica 

É cada vez mais comum recorrermos a casas pré-fabricadas ecológicas e passivas quando nos estabelecemos num ponto geográfico. O fato de você só precisar ‘montá-los’ diminui bastante os tempos de construção, mas essa não é sua maior vantagem.

Elas já são projetadas para serem sustentáveis. Ou seja, incluem sistemas de renovação do ar e equilíbrio climático, tudo o que é necessário para serem energeticamente eficientes e, como se isso não bastasse, são feitos com materiais 100% orientados para a sustentabilidade.

Casas modulares sustentáveis

As casas modulares são totalmente personalizáveis ​​adicionando ou subtraindo módulos sem nenhum problema. 

Elas são projetadas para proteger a saúde dos inquilinos, mas além de serem saudáveis, estão entre as mais eficientes energeticamente,  o que os torna uma das melhores escolhas. 

A única coisa que precisamos é de um terreno para localizá-los e ir a uma empresa séria que nos dê todas as garantias possíveis de sustentabilidade.

Dicas de construção ecológica 

Ao iniciar um projeto de construção ecológica, há muitos aspectos que devemos observar. Aqui deixamos alguns que constituem os primeiros passos a seguir em qualquer guia de construção sustentável que se preze:

Para obter um ótimo desempenho de construção com o menor impacto possível no meio ambiente, o projeto deve levar em conta o maior número possível de fatores: o clima, a hidrografia, o tipo de ecossistema que envolve o edifício, etc. 

O material usado deve ser adequado para o local escolhido, dando um destaque aqui para tijolos ecológicos que tem se mostrado eficientes, duráveis e mais baratos.

Mas com certeza com essas informações podemos perceber a importância dessas construções na atualidade e como elas vão ajudar o planeta em um futuro bem próximo. A Ecomáquinas oferece diversos tipos de máquinas para tijolos ecológicos que podem ajudar você a atingir os resultados esperados em sua obra com sustentabilidade e pouco desperdício.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Leonardo

Leonardo

 Envie um 
Comentário: