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O que é Presença Digital | Por que investir e como criar para a sua marca?

A Presença digital é a forma que sua empresa se firma nos meios digitais. Descubra o que é, por que investir e como criar para o seu negócio!

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O que é Presença Digital. Foto: Canva / 1001 Coisas

Com o avanço da tecnologia e a facilidade de conexão com a internet, vários comportamentos e hábitos do ser humano mudaram. Inclusive no que diz respeito a compra e venda. No entanto, você sabe o que é presença digital?

Os consumidores passaram a utilizar o meio online para conhecer mais sobre um produto ou serviço, assim como pesquisar sobre a reputação da empresa. Por isso, é essencial que as marcas invistam em presença digital.

Mas afinal, como criar uma boa presença digital para o seu negócio? A seguir, você vai conhecer mais sobre esse assunto e algumas dicas para desenvolver boas ações no ambiente virtual.

Confira também: O que é a jornada do cliente?

O que é presença digital?

O termo presença digital está relacionado ao espaço que uma marca ocupa no meio online, ou seja, como ela se apresenta e se comunica no ambiente digital, seja nas redes sociais ou em seu próprio site.

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Para criar uma boa presença digital não basta que a empresa apenas tenha uma conta nas principais plataformas da internet, como o Instagram ou o Facebook. É necessário desenvolver estratégias efetivas. 

Essas estratégias de presença digital podem ajudar a empresa a construir um melhor relacionamento com seus consumidores e a se mostrar preparada para a resolução de problemas.

Isso porque, essa característica em uma marca pode ser um diferencial das concorrentes. Consequentemente, atraindo mais clientes ou públicos para shows como o do Coldplay do cantor chris martin.

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Por que é importante estar presente nas mídias digitais?

O avanço da tecnologia permitiu que várias atividades do dia a dia passassem a ser realizadas de forma online, pela internet. Por isso, as pessoas estão a todo momento conectadas no seu celular, computador ou outro desses dispositivos.

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Logo, após descobrir o que é presença digital, aproveitar essa oportunidade para comunicar é uma missão das marcas que desejam se consolidar no mercado. Na verdade, hoje em dia é quase uma obrigação das empresas estarem presentes nas mídias digitais.

Isso porque, uma marca que investe nas mídias digitais aumenta o seu relacionamento com os clientes, adquire mais credibilidade e confiança para aqueles que ainda não conhecem os produtos ou serviços da empresa.

Ou seja, quem ainda não tem um profissional para se dedicar, de fato, às mídias digitais, deve começar a pensar nisso. Seja qual for o segmento do seu negócio, a presença online é fundamental.

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Como criar presença digital para uma marca?

Agora que você já sabe o que é presença digital e por que vale a pena investir nessa característica para a sua marca, separamos algumas dicas de como fazer isso.

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Confira os principais passos para aumentar a presença digital da sua empresa:

1. Identificação do público

O primeiro passo para construir uma boa presença digital é identificar quem é o seu público-alvo no ambiente online. Isso porque, a comunicação da sua empresa deve ser direcionada às pessoas corretas para atingir seus objetivos.

Na verdade, conhecer o público é prioridade em qualquer planejamento de marketing. Entenda quem são os interessados no seu produto ou serviço, mas além disso, reconheça a dor do seu potencial cliente para encontrá-lo na mídia.

Apenas identificar quem pertence ao seu público-alvo não é o suficiente, é preciso descobrir em quais mídias ele está presente. Por exemplo, qual rede social ele mais usa, se ele lê conteúdos em blogs e etc.

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2. Tenha um site para o seu negócio

Muitas empresas hoje acreditam que site é uma coisa do passado e que não há a necessidade de criar um para a sua marca. Porém, esse pensamento pode ser um erro para quem deseja uma presença digital.

Isso porque, um site transmite confiança e credibilidade aos clientes e potenciais clientes que procuram pela marca nos mecanismos de busca. Além disso, pode te diferenciar dos concorrentes que não possuem um portal online.

Mas, é importante ressaltar que o site deve ser elaborado com cuidado, priorizando uma boa experiência para quem acessa. Logo, uma rápida navegação, facilidade para encontrar informações e um design atrativo.

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3. Escolha as redes sociais mais relevantes

Assim como ter um site para sua empresa, criar contas nas principais redes sociais também é essencial. Afinal, uma marca deve ocupar espaço em diferentes plataformas da internet.

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Para saber quais são as redes sociais mais relevantes para o seu negócio, volte ao primeiro passo desse planejamento: o público-alvo. A marca deve encontrar os seus clientes nas plataformas que eles mais utilizam.

Mas lembre-se que não é apenas ter uma conta nas redes e postar uma vez ou outra, é preciso desenvolver estratégias de conteúdo e interação para aumentar o engajamento do público.

4. Invista na criação de conteúdos

Além de aprender o que é presença digital, saiba que dentro das estratégias que podem ser desenvolvidas para aumentar ela, está o marketing de conteúdo. Já que, produzir postagens relevantes ao seu público-alvo faz toda a diferença.

É importante lembrar que as plataformas digitais cada vez mais otimizam os seus algoritmos para entregar aos usuários o conteúdo que eles procuram. Por isso é essencial pesquisar quais são os interesses dos potenciais clientes.

Além disso, deve-se manter uma frequência de postagem com base no planejamento da empresa. A variação dos tipos de conteúdo também precisa existir, não foque apenas em imagens ou apenas em textos.

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5. Monitore o desempenho

Por último, mas não menos importante, a dica é monitorar o desempenho das ações digitais realizadas pela marca. Esse passo é fundamental para saber quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser alteradas.

Para fazer essa análise de resultados, é possível acompanhar as principais métricas do meio online. Essas métricas geralmente são oferecidas pelas próprias plataformas ou então em uma análise mais profunda, existem softwares específicos.

A ideia é selecionar os KPIs (indicadores de desempenho) que melhor representam os objetivos da empresa com aquela ação digital. Monitorando visualizações, interações ou conversões, por exemplo.

Agora que sabe o que é presença digital e conferiu dicas de como criar para a sua empresa, seja ela de qual segmento for. Coloque o conhecimento em prática e aproveite os resultados!

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