1001 coisas logo 400x80
Como montar uma escolinha de futebol?

Como montar uma escolinha de futebol?

Como montar uma escolinha de futebol. Foto: Pexels / Kampus Production
Como montar uma escolinha de futebol. Foto: Pexels / Kampus Production

O futebol é um esporte que desperta paixões e, por isso, é um ótimo negócio. Se você tem o sonho de montar uma escolinha de futebol, saiba que é possível realizar esse projeto com pouco investimento.

Existem várias formas de captar alunos: anúncios em jornais, revistas e internet; divulgação nas redes sociais; participação em feiras e eventos esportivos etc.

Uma boa estratégia é oferecer aulas gratuitas nos primeiros dias para atrair novos alunos. Depois, basta definir as mensalidades e os horários das aulas.

Neste artigo, vamos mostrar como montar uma escolinha de futebol, desde a escolha do local até os equipamentos necessários, daremos todas as dicas para que você possa ter sucesso nesse empreendimento.

Veja também: Como montar uma creche

O que é necessário para montar uma escolinha de futebol?

Para montar uma escolinha de futebol, é necessário ter um espaço apropriado para as atividades, com gramado e arquibancadas, além de vestiários e banheiros.

Também é importante ter um quadro de treinadores e professores qualificados para ministrar as aulas. Outro ponto importante é a segurança, que deve ser garantida com cercas e portões.

Por fim, é preciso ter um bom marketing para divulgar a escola e atrair alunos.

Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado é importante para qualquer empresa, e uma escolinha de futebol não é diferente. Você precisa saber qual o público-alvo da sua escola, quais as características desse público, onde eles estão concentrados e formas de pagamento como Cartão Ame Digital.

Além disso, é importante pesquisar a concorrência e entender quais são as suas forças e fraquezas. Com base nessa pesquisa, você poderá desenvolver um plano de marketing para atrair os alunos para a sua escola.

Escolhendo o local

Uma das primeiras coisas a se pensar ao montar uma escolinha de futebol é o local. É importante que o espaço seja amplo o suficiente para abrigar todas as atividades, desde os treinos até os jogos. Além disso, é preciso levar em conta acessibilidade e segurança.

O ideal é que a escolinha fique em um local com fácil acesso, próximo às residências dos alunos. Assim, fica mais fácil para as crianças e os pais chegarem até lá. Se for possível, escolha um terreno com gramado, pois ele oferece boas condições para a prática do esporte.

Além da questão do espaço, é importante verificar se o local da escolinha está bem iluminado e arejado. Afinal, as crianças vão passar muito tempo ali e precisam de um ambiente agradável para se sentirem à vontade.

Por fim, não esqueça de verificar se o local está bem cuidado e seguro. É importante que haja um portão de entrada e saída para garantir a segurança das crianças e dos funcionários. Também é preciso ter cuidado com possíveis buracos no chão ou objetos pontiagudos que possam causar acidentes.

Regulamentando a escolinha

As escolas de futebol são um ótimo lugar para aprender os fundamentos do esporte e desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um jogador profissional. No entanto, antes de iniciar uma escola de futebol, é importante garantir que ela esteja regulamentada pelas leis do seu país.

Montando a estrutura física

Na hora de montar uma escolinha de futebol, é importante levar em consideração a estrutura física do local. Isso inclui o tamanho da quadra, a iluminação e a disponibilidade de vestiários e sanitários.

A quadra deve ter pelo menos 45 metros de comprimento por 25 metros de largura, com uma área livre ao redor para que os jogadores possam se movimentar sem obstáculos.

A iluminação é importante para que os jogadores possam enxergar bem a bola durante o jogo, então é necessário que haja luz artificial no campo.

Os vestiários e sanitários são importantes para que os jogadores possam se trocar e tomar banho depois do jogo. É importante que haja um espaço separado para cada equipe, para evitar confusões.

Alguns equipamentos necessários:

  • Armários;
  • Colchonetes;
  • Redes;
  • Luvas;
  • Bolas;
  • Materiais para proteção como caneleira;
  • Quadro branco e pilotos;
  • Apitos;
  • Banco para descanso;
  • Bebedouro;
  • Móveis de escritório;
  • Telefone;
  • Computador e impressora;
  • Coletes;
  • Equipamentos para treinos funcionais;
  • Equipamentos para academia (quando for possível).

Organizando os treinos e as partidas

Organizar os treinos da escolinha de futebol pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de planejamento e organização, você pode criar um programa de treinamento eficaz para os seus jogadores.

No que diz respeito aos treinos, é importante que haja um foco claro em cada sessão. Isto significa que os jogadores devem saber o que têm de fazer em cada exercício e quais os objetivos a atingir.

É também importante variar os tipos de treino, para que os jogadores não fiquem entediados ou desmotivados.

Lembre-se de incluir tempo suficiente para aquecimento, alongamento, atividades principais e resfriamento, bem como intervalos regulares para descanso e hidratação.

Quais são as exigências legais para se abrir uma escola de futebol?

Para se abrir uma escolinha de futebol, é preciso atender a algumas exigências legais. É necessário, por exemplo, que o local onde a escolinha funcionará possua uma área mínima de 2000 m² e esteja cercado.

Além disso, é preciso que haja um banheiro e um vestiário para os atletas, além de um espaço para a realização das atividades físicas.

  • Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Registro na Prefeitura do Município para o alvará de funcionamento;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Vistoria de Segurança do Corpo de Bombeiros Militar;
  • Licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp