1001Coisas Logotipo
O que é a jornada do cliente?

O que é a jornada do cliente?

O que é a jornada do cliente. Foto: Pexels / Andrea Piacquadio
O que é a jornada do cliente. Foto: Pexels / Andrea Piacquadio

A relação entre uma marca e seus clientes é de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Por isso, cada passo no processo de compra faz diferença para que o resultado final seja satisfatório. Nesse momento, o ideal é que você saiba o que é a jornada do cliente!

A construção dessa relação desde o primeiro momento até a fidelização do cliente em si, é chamada de jornada do cliente. Esse tema tem ganhado cada vez mais força entre os profissionais de marketing no trabalho com as marcas.

Quer saber mais sobre a jornada do cliente, como ela funciona e por que é tão importante criar uma estratégia? Continue a leitura, preparamos um conteúdo especial para você.

Descubra aqui como aumentar a produtividade no trabalho

O que é a jornada do cliente?

Em resumo, a jornada do cliente se trata da experiência dos clientes com a marca ao longo de todo o processo até a fidelização. Isso inclui desde o primeiro contato com a empresa, a efetivação da compra e o pós venda.

Ou seja, é um ciclo que deve ser estrategicamente pensado para fornecer uma excelente experiência para o cliente em todos os momentos, de forma que não se perca ao longo do caminho.

Na verdade, essa jornada começa desde quando o cliente reconhece sua “dor” e a possibilidade da sua marca resolvê-la, por meio de pesquisas, avaliações, indicações e comparações com concorrentes.

Para que uma marca obtenha sucesso nessa jornada, é preciso pensar no atendimento ao cliente oferecido pelos funcionários, qualidade do site da empresa, interação em redes sociais e muitos outros fatores.

Por isso, as estratégias de marketing digital e multicanal são essenciais para a construção de uma relação sólida com os clientes. A seguir, você vai entender melhor como desenvolver essas ações.

Procurando por Harmonização Facial Rio de Janeiro? Conheça Dr. Fabio Barros, eleito entre os sete maiores Harmonizadores Faciais do Brasil.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

Para obter sucesso na jornada do cliente é preciso pensar estrategicamente em todas as suas etapas. Afinal, trata-se de um processo que acompanha desde o primeiro contato do comprador até a fidelização do cliente em seus serviços de manga.

Veja a seguir, quais são as etapas da jornada do cliente e como elas influenciam na marca:

1. Reconhecimento do problema

Algo muito importante que as empresas precisam entender é que nem sempre as pessoas que passam pelo problema que a sua marca pode resolver têm a consciência da necessidade de compra.

Ou seja, nessa etapa cabe à marca desenvolver estratégias de abordagens menos invasivas e que ajudem o potencial cliente a identificar seu problema, tudo de forma menos comercial possível.

Nessa primeira etapa, ainda é interessante não citar tanto o nome da marca nas abordagens, o objetivo é deixar o processo mais natural possível para então avançar na segunda fase.

2. Descoberta de soluções

Na segunda etapa da jornada do cliente, após o potencial comprador já ter identificado seu problema e a necessidade de resolvê-lo, começa a pesquisar as possíveis soluções.

É aqui então, que a marca se apresenta como uma empresa qualificada para atender aos desejos e necessidades dessas pessoas. Para isso, são desenvolvidas estratégias que mostrem as boas ideias da marca.

3. Decisão de compra

Agora que o potencial cliente já conhece seu problema e as possibilidades de solução, é hora dele decidir qual marca irá escolher para lhe ajudar a atender a sua necessidade.

Nesse momento, o potencial comprador considera e avalia todas as empresas que podem oferecer a solução esperada, logo, é preciso se diferenciar dos concorrentes com ações eficazes.

O objetivo é apresentar suas ideias e dizer por que elas são melhores do que as demais oferecidas no mercado. A empresa pode focar em uma ou mais características que favoreçam a escolha.

4. Fidelização

Essa última etapa existe para lembrar que não basta conquistar o cliente apenas até a compra ser efetuada e depois abandonar o processo. A jornada do cliente só é bem sucedida se fidelizar bons compradores.

Para isso, é preciso criar estratégias que incentivem os clientes a continuarem comprando e escolhendo o relacionamento duradouro com a sua empresa. Nessa fase, é interessante trabalhar com bonificações.

Como fazer a jornada do cliente?

Se você busca criar uma ótima experiência de jornada ao seu cliente, precisa de bons profissionais e boas ferramentas. Cada etapa abordada anteriormente precisa ser explorada.

Hoje em dia existem muitas formas de fazer isso, o Marketing Digital oferece diversas estratégias para a sua marca conquistar os potenciais clientes do começo ao fim.

Alguns fatores são essenciais para montar a jornada do cliente. Confira quais são:

  • Entender quem é o consumidor;
  • Levantar os pontos fracos e fortes da empresa;
  • Definir seus objetivos para a marca;
  • Averiguar a efetividade dos canais de comunicação e venda;
  • Desenvolver boas estratégias;
  • Analisar os resultados das ações;
  • Não se prender ao que não deu certo.

Dentro de tudo isso, entram as ferramentas que servem para facilitar o processo. É importante investir em bons profissionais de marketing, investir em pesquisas de público, marketing de conteúdo e bons canais de venda e comunicação.

Identificar as falhas ao longo da construção da jornada é também essencial para fazer a correção e reverter em bons resultados futuros. A dica é não se prender ao que não funcionou.

Diante de tudo aqui abordado, foi possível perceber a importância que a jornada do cliente tem para as empresas. Um bom relacionamento precisa ser construído desde o primeiro contato.

Mapear a jornada do cliente faz com que sua marca se diferencie da concorrência e tenha mais oportunidades de ser escolhida na hora da decisão de compra, além de manter uma fidelização.

Espero que você tenha tirado suas dúvidas sobre o que é a jornada do cliente e possa usar as dicas para melhorar a experiência da sua empresa com os seus clientes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Leonardo

Leonardo

 Envie um 
Comentário: