Qual o melhor Iphone ou Samsung?

Iphone ou Samsung. Foto: Canva / 1001 Coisas
Iphone ou Samsung. Foto: Canva / 1001 Coisas

Navegue pelo conteúdo!

Hoje em dia, ter um smartphone tornou-se indispensável para a realização das tarefas do dia a dia. Para se manter conectado onde estiver, é fundamental investir em um celular. Na hora de analisar a melhor opção disponível no mercado, você poderá escolher entre aparelhos das principais marcas da atualidade, que são o iPhone, modelo criado pela empresa Apple, ou Samsung, marca que deu origem a diversos aparelhos.

São muitas as especificações técnicas que diferenciam essas duas gigantes do mercado, entre elas o nível de segurança e a variedade de ferramentas para a proteção de seus dados, os sistemas operacionais utilizados, a quantidade de armazenamento disponível em seus modelos, a qualidade das câmeras e muito mais.

Para te ajudar a selecionar o celular ideal para a sua rotina, iPhone ou Samsung, elaboramos este artigo com as principais características de cada marca e para qual tipo de consumidor cada uma delas é recomendada. Boa leitura!

Comparação entre Iphone e Samsung

Na hora de escolher entre um aparelho iPhone ou Samsung para te auxiliar na realização das tarefas diárias, é preciso levar em consideração as características que diferenciam cada marca, como a qualidade de suas câmeras e tela, a autonomia da bateria, o sistema operacional e muito mais. Veja mais detalhes sobre essas e outras especificações técnicas nos tópicos a seguir.

Sistema operacional

Um dos principais critérios que diferenciam os aparelhos iPhone dos Samsung é o sistema operacional que os equipa. Enquanto os modelos Apple utilizam o iOS, sistema exclusivo da marca, os modelos Samsung contam com o Android, que também pode ser visto em modelos de outras marcas. Suas distinções começam por esse fator, já que o iOS se caracteriza por ser um sistema de código fechado e o Android, de código aberto.

Os seus níveis de segurança também diferem, pois a Apple conta com mais ferramentas de proteção para os seus dados, além do recurso da nuvem, para salvar todas as suas movimentações fora do aparelho e resgatá-las quando quiser. Já a Samsung é mais suscetível ao contato com arquivos não confiáveis, sendo necessário utilizar antivírus e ter mais atenção aos links acessados.

Em relação às possibilidades de personalização, as marcas também se diferem. Enquanto o iOS é um sistema operacional mais tradicional, sem muitas opções de mudança, é possível personalizar praticamente toda a interface dos aparelhos Android, desde a fonte da letra até o layout dos menus e ícones disponíveis.

Armazenamento

O armazenamento é uma especificação técnica que diferencia aparelhos Iphone e Samsung. A começar pelo espaço disponível para mater as mídias e demais arquivos salvos em cada um dos modelos dessas marcas. Enquanto a quanitdade de gigabytes dos celulares iPhone fica entre 64 e 512GB, é possível encontrar dispositivos Samsung com 32GB, ideais para a realização de atividades mais básicas.

Outra diferença é que os aparelhos da marca Samsung contam com a possibilidade de expansão de sua memória interna com a inserção de um cartão microSD, o que não é um recurso disponível para os celulares da Apple.

Tela

Existem algumas diferenças entre as telas dos aparelhos iPhone e Samsung. Durante muitas gerações, os modelos da Apple utilizaram telas com tecnologia IPS enquanto a Samsung estava à frente, com visores de AMOLED, com qualidade superior. No entanto, a partir do iPhone 12, houve uma modernização e as telas passaram a se equiparar.

Alguns modelos Apple, inclusive, vêm equipados com telas produzidas pela Samsung, visto que o consumo energético de sua fabricação é muito menor quando comparado ao de visores produzidos por outros fornecedores. Isso pode fazer diferença principalmente na autonomia da bateria, que dura mais com um maior eficiência no uso de energia.

Bateria

Um dos maiores fatores que fazem muitos usuários preferirem aparelhos Samsung ao iPhone na hora de comprar um novo celular é a autonomia da bateria. Nesse quesito, a Samsung se destaca, pois equipa os seus modelos com baterias de até 5000 miliamperes enquanto a Apple utiliza modelos que não passam de 4500mAh.

Mais uma vantagem dos modelos Samsung nesse critério está em seu tempo de carregamento. Enquanto um iPhone demora cerca de 2 horas até a sua bateria ser recarregada por completo, alguns smartphones Samsung que contam com recurso de carregamento rápido conseguem completar a sua carga em menos de 1 hora, trazendo muito mais praticidade ao usuário. Caso essa seja a sua prioridade, não deixe de buscar pelo melhor celular Samsung para a sua rotina.

Câmeras

Entre os aspectos nos quais os aparelhos iPhone se destacam está a qualidade de sua câmera. Diferente da Samsung, a Apple conta com um design de hardware específico para a câmera, além de estabilização óptica, modos de fotografia mais modernos e um pós-processamento mais fiel às imagens reais. Em quantidade de megapixels, a Samsung fica na frente, com lentes de até 108MP, no entanto, os recursos de edição disponíveis não são os mesmos.

A velocidade de foco dos modelos Apple é maior, seus controles de profundidade e efeitos de iluminação contam com tecnologia de ponta e o desfoque de fundo em seu modo Retrato é inigualável. Sendo assim, caso você precise de câmeras com boa qualidade para produzir conteúdos de maneira mais profissional, a dica é escolher entre os iPhones com melhores câmeras da atualidade.

Conectividade

Os aparelhos iPhone e Samsung são bastante semelhantes em vários aspectos relacionados à conectividade. Ambas as marcas contam com suporte para Wi-Fi de sexta geração, mais potente e estável, Bluetooth em versões atualizadas. NFC, uma tecnologia que permite, entre outros recursos, pagamento por aproximação, e 5G para conexões potentes em todos os lugares.

No entanto, há algumas diferenças no que diz respeito às possibilidades de carregamento sem fio, pois enquanto alguns aparelhos Samsung permitem, inclusive, que outros acessórios da marca sejam recarregados a uma potência de até 45W, para os modelos iPhone essa potência não passa de 20W.

Design, tamanho e peso

Tanto os modelos iPhone quanto Samsung oferecem uma enorme variedade em relação ao seus design, tamanho e peso, contando com aparelhos que agradam a todo tipo de público. Um ponto que coloca a Apple à frente na construção do iPhone é que as matérias-primas são mais nobres e duradouras, como o metal, microchips e vidro, diferente de alguns dispositivos Samsung que utilizam plástico na traseira de modelos mais em conta.

O tamanho do iPhone costuma variar, pois muitas de suas gerações contam com modelos Mini, Max ou Plus, cuja principal diferença está no tamanho de sua tela e, consequentemente, isso muda as dimensões do aparelho, variando entre 5 e 6,7 polegadas. Por outro lado, devido ao uso de matérias-primas mais pesadas, isso pode refletir no peso do iPhone, que fica mais elevado, no entanto, o peso dos celulares de ambas as marcas ficam em torno de 200 gramas.

Custo benefício

Uma das diferenças mais relevantes entre aparelhos Samsung e iPhone está em seu custo-benefício. Enquanto os celulares da Apple contam com preços mais elevados, os smartphones da marca Samsung podem ser encontrados por valores mais acessíveis. Se você utiliza o seu celular para a realização de tarefas não tão pesadas e precisa de um aparelho com uma autonomia que mantenha a bateria funcionando o dia todo, o Samsung será a alternativa ideal.

Por sua vez, o iPhone conta com recursos de segurança, processamento e tecnologias nas lentes de suas câmeras que o colocam à frente, sendo equiparado apenas aos modelos premium da Samsung, portanto, quem deseja ter um celular potente e com fotos e vídeos profissionais, o melhor é investir em um iPhone.

Para quem é recomendado?

A partir da análise das especificações técnicas acima, conclui-se que cada aparelho, iPhone ou Samsung, é mais recomendado para um tipo específico de usuário. Para quem deseja ter em mãos um aparelho eficiente, com excelente autonomia de bateria e que realize as tarefas básicas de forma rápida sem gastar muito com isso, o ideal é investir em um modelo Samsung.

Já para quem deseja um sistema operacional exclusivo e intuitivo, com um alto nível de proteção para os seus dados, com câmeras de excelente qualidade e capacidade de processamento suficiente para utilizar até os programas mais pesados, a opção perfeita será um iPhone.

Aproveite as dicas e escolha o melhor para você entre o Iphone ou Samsung!

Após a leitura dos tópicos acima, pode-se concluir que escolher entre um aparelho iPhone ou Samsung não é uma tarefa simples. Cada marca tem especificações técnicas exclusivas que contam como pontos positivos, sendo cada uma delas recomendada para um tipo ideal de usuário. 

Ao longo dos tópicos, apresentamos, em detalhes, os principais aspectos a serem levados em consideração durante essa seleção.É importante levar em consideração o seu estilo de uso ao optar por uma ou outra empresa. Caso utilize bastante as redes sociais, um aparelho com câmeras de boa qualidade será a melhor alternativa. 

Já para quem gosta de assistir séries e filmes na tela do celular deve escolher um modelo com um visor com as dimensões e resolução adequadas. Compare as alternativas do mercado a partir de nossas dicas e escolha ainda hoje o celular perfeito para a sua rotina!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: redacao@1001coisas.app.br