1001 coisas logo 400x80

O que é networking?

O que é networking. Foto: Pexels / Helena Lopes
O que é networking. Foto: Pexels / Helena Lopes

No Brasil é bem comum o uso de expressões em inglês para se referir a certas práticas. Isso é conhecido como estrangeirismo, ou seja, networking é mais uma espécie de estrangeirismo que ganhou bastante popularidade por aqui. 

Contudo, você sabe o que essa expressão significa? Caso não, fica aqui que vamos explicar.

Networking em uma tradução literal, é simplesmente uma rede de trabalho. Mas na prática, ela refere-se a uma rede de contatos no âmbito profissional, acadêmico ou até mesmo familiar. Portanto, no momento que você realiza conexões com pessoas de diferentes segmentos, você está realizando um networking. 

Ele é muito importante, pois com ele você terá acesso a uma gama de contatos que podem ajudar você e o seu negócio, seja agora, no presente, ou no futuro. 

Mas lembrando, que no âmbito acadêmico, realizar tais redes de contatos é de suma importância, principalmente quando chegar a hora dos tão temidos estágios.

Para que serve o networking?

O networking serve para várias coisas, como gerar autoridade para o indivíduo e até mesmo para que você consiga fechar bons negócios.

Pois como conhecerá pessoas que são peritas em uma determinada área, você já irá procurá-las sabendo que elas são competentes, assim, diminuindo o risco de dar um ‘tiro no escuro’.

E no momento que você realiza uma grande rede de contatos, você passa a ser conhecido e vira uma referência naquilo que você é bom. Vamos supor, caso você seja um bom programador web, caso em sua rede de contatos tenha vários profissionais da saúde, por exemplo, caso um dia eles precisem de um site ou alguma aplicação web, rapidamente eles irão lembrar de você. Neste momento você já percebe a resposta para a pergunta de qual a importância do networking

Outra serventia do networking é o fato de ganhar mais conhecimento sobre várias áreas. O ideal é cada um saber um pouco de tudo, assim, dificilmente será enganado. Portanto, quando você realiza uma rede de contatos bem diversificada, fica mais fácil conversar com essas pessoas e obter um pouco do conhecimento que elas têm.

Qual a importância do networking? 

Oportunidade de crescer 

No momento que você possui bons contatos profissionais, a chance de uma grande empresa te contratar na área que você é especialista é enorme. Pois você já estará um degrau à frente dos concorrentes, pois você terá sido indicado. 

Projetos novos

Há ainda a chance de você ser convidado para participar de novos projetos, até mesmo fora de sua área de atuação, contudo, para que você venha agregar valor. Ainda usando o exemplo dos profissionais da saúde, pode ser que você seja convidado para uma sociedade, onde você ficará responsável pela questão da TI. 

Você terá um mentor

Não é apenas quem está começando que precisa buscar orientações, até mesmo pessoas que são ‘veteranas’ precisam fazer isso. Já que o mercado está se atualizando a cada dia, portanto, buscar um mentor que seja ‘mestre’ em uma certa área, é de suma importância.

Saiba qual a importância do networking e como ter uma boa rede de contatos

Com o advento da internet isso ficou bastante fácil, pois você pode ter uma rede de contatos sem sair de sua casa. Embora conexões presenciais sejam melhores, nada impede de criar boas relações de maneira virtual. 

Para isso, você deve entrar em grupos do Facebook sobre sua área e nas áreas que você tem interesse em aprender mais. Além disso, interagir nas publicações dos seus colegas vai ajudar bastante, pois eles já verão você como alguém que está ali para agregar, não apenas para visualizar o que está sendo postado.

Contudo, sem dúvida alguma o Linkedin é a melhor maneira de obter networking no âmbito profissional. Atualmente, conta com quase 650 milhões de usuários, a empresa tem por pilar principal exatamente isso, conectar os profissionais das mais variadas áreas de atuação.

Artigo enviado por: https://definicao.net/

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp