1001 coisas logo 400x80
Dieta do Cuscuz para Emagrecer: 6 Benefícios Que Nunca Serão Revelados Para Você!

Dieta do Cuscuz para Emagrecer: 6 Benefícios Que Nunca Serão Revelados Para Você!

Dieta do Cuscuz para Emagrecer. Foto: Pexels / Andres Ayrton
Dieta do Cuscuz para Emagrecer. Foto: Pexels / Andres Ayrton

Em primeiro lugar, se você nunca ouviu falar sobre o cuscuz com certeza a dieta do cuscuz, é algo que pode chocar você. 

Mas calma, por que o cuscuz além de ser gostoso vai apresentar, uma grande variedade de benefícios para a sua saúde que pode ir desde aumentar a saúde do seu coração, promover uma melhora no seu metabolismo, diminuir o risco de câncer entre outros benefícios. 

Além do mais, se você ainda não conhece o que é a dieta do cuscuz para emagrecer, ou não sabe até mesmo seus benefícios, veja todas essas curiosidades agora e saiba se realmente vale a pena você consumir cuscuz.

O que é o cuscuz?

Em primeiro lugar, trata-se de um alimento tradicional e cultural de regiões localizadas no norte da África, onde consiste no preparo de pequenas bolas de trigo duro ou até mesmo, de farinha de sêmola. 

Agora, muitas vezes eles acabam sendo confundidos com um grão, só que na verdade, é a mesma massa que é utilizada, para preparar muitos tipos de macarrão. 

Mas então, para você preparar o cuscuz será necessário adicionar água quente a essas pequenas bolinhas, e deixa-las acumular em uma vasilha para depois estar comendo. 

Logo, você encontra o cuscuz na sua forma natural em regiões como o norte da África e também no mediterrâneo. 

Entretanto, em outras regiões do mundo você pode acabar encontrando o esse alimento já em variedades pré cozidas, e até mesmo preparadas. 

Assim, a grande maioria dos benefícios que estão associadas ao cuscuz, se deve muito pelo fato de ele conter minerais e vitaminas como é o caso da tiamina, niacina, ácido fólico entre outros.

Então, para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o cuscuz separei um pouco mais, sobre os 6 principais benefícios, que você pode encontrar no cuscuz.

Melhora na massa muscular 

Primeiramente, como você pode perceber o cuscuz possui selênio que é um dos nutrientes mais importantes. 

Nesse caso, esse nutriente acaba ajudando no desenvolvimento da massa muscular do seu corpo, e com isso auxiliando o metabolismo das proteínas que você consome. 

Além do mais, estudos realizados ao longo dos anos acabaram comprovando, que a deficiência do seu corpo, pode ser uma das principais causas de fraqueza e também da diminuição dos músculos.

Logo, isso pode acabar gerando uma grande fadiga no seu corpo e também uma grande sensação de cansaço. 

Ajuda na melhora da digestão 

Primeiramente, você consumindo uma única xicara de cuscuz vai conter até 10% de fibras, necessária para o seu corpo no dia a dia. 

Sobre tudo, o cuscuz que é um alimento rico em fibras vai ajudar você a ter uma melhor digestão, dos alimentos que você consome e ainda na boa saúde do seu sistema gastrointestinal. 

Além disso, a fibra pode ajudar na limpeza das suas artérias ajudando na eliminação do colesterol ruim, e também na retirada desse colesterol do seu corpo.

Agora, é importante lembrar que a fibra acaba sendo responsável, por ajudar o seu corpo a reduzir as chances de constipação, o que pode acabar ajudando a evitar problemas intestinais que possam acontecer no futuro. 

Ajuda na perda do peso 

Antes de mais nada, se você está em uma dieta ou pensa em começar a seguir o planejamento alimentar de uma dieta, com certeza você já ouviu falar que o certo, é você procurar alimentos com baixa quantidade de calorias. 

Assim sendo, os grãos acabam sendo uma fonte mais do que adequada, isso por que são totalmente fáceis de você preparar e ainda, não são ricos em calorias. 

Entretanto, é importante lembrar que nem sempre todos os grãos se encaixam nesse quesito, um bom exemplo é a quino e o arroz, que em comparação ao cuscuz que acaba sendo muito superior. 

Isso por que, com menos de 200 calorias de cuscuz em cada xicara, isso acaba sendo menos do que uma ingestão diária recomendada para uma pessoa adulta.

Portanto, é importante dizer que o cuscuz acaba se tornando muito benéfico, para você que está buscando perder peso, através de dieta.

Nesse caso, se você está fazendo qualquer tipo de dieta como é o caso da dieta de 18 dias com grupo vip, ou qualquer outra é importante você conhecer primeiro a rotina alimentar, antes de querer sair adicionando qualquer alimento como o cuscuz. 

Pode acabar ajudando na cicatrização de feridas 

Logo, você estar se recuperando de uma cirurgia, alguma feriada ou até mesmo tratando de alguma doença, é um dos períodos mais difíceis e complicados para se enfrentar. 

Nesse caso, falando do seu corpo ele acaba tendo que trabalhar no limite, para decidir onde vai distribuir energia para melhor funcionamento, e também para reparar esses problemas. 

Assim, você acrescentar cuscuz na sua rotina alimentar durante esse período, pode ser uma ótima alternativa, isso por que ele vai fornecer uma grande quantidade de proteína. 

Sobretudo, essa proteína que você consome é parte importante da cicatrização de feridas, além de auxiliar seu metabolismo, para potencializar o reparo das feridas. 

Regulação do metabolismo do seu corpo 

Assim, tendo um alto teor de proteína o cuscuz acaba se tornando ideal para a regularização do metabolismo do seu corpo. 

Além disso, toda essa proteína é mais do que importante para o seu corpo; isso por que você pode encontrar ela tanto em unhas, pele, cabelo, órgãos, ossos, músculos e em muitas outras partes do seu corpo. 

Agora, quando o seu corpo acaba encontrando uma falta de proteína, isso acaba fazendo com que muitos dos órgãos acabam parando de funcionar de forma correta, gerando um sério problema de saúde. 

Enfim, quando você acaba consumindo o cuscuz, você acaba tendo um reajuste de proteínas no seu corpo, o que acaba levando a evitar esses problemas de saúde. 

Ajuda no sistema Imunológico 

Então, você lembra do selênio que falamos até agora, nesse caso com a alta quantidade de antioxidantes, que está contida nesse nutriente do cuscuz, acaba ajudando a combater as toxinas e também a presença dos radicais livres, que ficam continua no sistema do seu corpo e nas correntes sanguíneas.

Além do mais, é importante lembrar que o selênio acaba ajudando na regeneração da vitamina C e também da vitamina E; desse modo ambos os dois, acabam desenvolvendo o mecanismo de defesa do corpo. 

Resumo 

Enfim, a dieta do cuscuz para emagrecer pode ser definida como um alimento, que pode ir além de ajudar você a emagrecer. 

Nesse caso, como você pode ver nesse artigo o cuscuz pode apresentar uma grande variedade, além de ser uma boa alternativa para a sua saúde, emagrecer, ajudar o funcionamento do seu corpo e muito mais. 

Entretanto, o mais importante é você sempre saber a receita que você está fazendo, e que tipo de cuscuz você vai comer, para saber qual resultado você está buscando.  

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp