1001 coisas logo 400x80
5 motivos para investir em casas pré-fabricadas

5 motivos para investir em casas pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas estão se tornando cada vez mais uma parte importante do mercado imobiliário brasileiro. Há muitas vantagens em construir uma casa dessa forma. Por exemplo, estes imóveis podem ser constituídos por 50% menos do que uma casa convencional, tornando-a muito mais acessível.

Pensando em te ajudar a desmistificar esse assunto tão interessante, mas ao mesmo tempo relativamente pouco conhecido no Brasil, neste post, vamos examinar as 5 principais vantagens das casas pré-fabricadas e o porquê você deve considerá-las nas suas opções de compra de imóvel. Vamos lá?

Veja também: O Que É Empréstimo Consignado?

1. Economia na construção

Como dito anteriormente, casas pré-fabricadas de madeira podem ser construídas por até 50% menos que casas convencionais de alvenaria construídas em locais e tamanhos similares. Essas casas são construídas de maneira mais eficiente porque são feitas em um ambiente interno centralizado e controlado (uma linha de produção). 

Assim, elas não estão sujeitas a atrasos climáticos e estouros de orçamento ditados por ter que construir na chuva, frio ou vento. Enquanto isso, as casas convencionais estão mais sujeitas a atrasos, danos climáticos aos produtos durante a construção, roubo de materiais, vandalismo e problemas de entrega.

Dados da indústria mostram que o componente de custo de mão de obra de uma casa pré-fabricada é normalmente de 8 a 12% do custo total de construção do imóvel. Enquanto o custo de mão de obra de uma casa convencional fica entre 40% e 60% do custo total. Essa economia de mão de obra pode ser significativa, principalmente em um ambiente urbano onde a mão de obra é cara e escassa.

As fábricas compram a granel e geralmente recebem grandes descontos em materiais de construção, que são repassados ​​ao comprador. Os fabricantes desse tipo de casa indicam que podem economizar até 30% do custo somente em materiais de construção por meio de compras de alto volume.

2. Menos desperdício

Os custos do gerenciamento de resíduos da construção civil também são bastante significativos, mas costumam ser ignorados na hora de fazer a conta para construir. Com casas pré-fabricadas, a maior parte dos resíduos é descartada na própria fábrica ou reciclada. Já em obras comuns, é preciso contratar caçambas e fazer descartes especiais para evitar multas.

O “entulho” gerado na fábrica reduz o desperdício tanto em tempo quanto em custos para substituir materiais defeituosos, como pinos empenados, placas danificadas, etc. que são comuns no canteiro de obras. Além disso, como a madeira e outros componentes de construção são guardados em armazéns cobertos e instalados em prédios climatizados, elimina-se problemas como apodrecimento e defeitos causados pelo clima.

3. Menor tempo de construção

Os ciclos de produção das casas pré-fabricadas são mais curtos. Uma casa construída de forma convencional geralmente leva mais de seis meses do início ao fim. Já a construção de uma casa pré-fabricada pode levar um mês ou menos. Claro, isso depende da complexidade das casas e de vários outros fatores como o acabamento escolhido.

Ciclos de produção mais curtos podem significar economia nos juros do empréstimo de construção, além de liberar ao comprador sua nova casa mais rapidamente.

4. Melhor controle de qualidade

O controle de qualidade das casas pré-fabricadas é superior porque elas são produzidas em um ambiente monitorado por profissionais que constroem casas diariamente. Esses funcionários são especialistas e repetem diariamente as mesmas tarefas, sendo supervisionadas por profissionais qualificados e têm formação contínua.

Muitas operações da fábrica também estão sujeitas a programas de controle de qualidade supervisionados por órgãos reguladores privados e até mesmo dos governos federal ou estadual que incluem agências de inspeção independentes.

As máquinas, ferramentas e tecnologias utilizadas na fábrica são de última geração. Isso acelera a construção e resulta em maior precisão. Modelos eletrônicos, computadores e máquinas de corte a laser são empregados para garantir cortes e juntas perfeitos.

5. Maior segurança

Os materiais de construção empregados em casas pré-fabricadas podem ser os mesmos usados ​​em casas construídas de forma tradicional. Além disso, as casas pré-fabricadas são projetadas para segurança contra o vento e temporais, além de favorecer a eficiência energética com base na região geográfica em que são vendidas.

As casas pré-fabricadas, por exemplo, estão sujeitas a leis federais que exigem detectores de fumaça, janelas de saída nos quartos, pelo menos duas portas externas, padrões de segurança em materiais compósitos e materiais combustíveis limitados em torno de fornos, aquecedores de água e fogões de cozinha.

Por isso, apesar da crença popular poder levar o consumidor desinformado a acreditar no contrário, na verdade as casas pré-fabricadas podem ser muito mais seguras que as casas convencionais com as quais estamos acostumados no Brasil.

Assim, pesquise bem antes de escolher, buscando informações de qualidade em sites como o Chalé de Madeira e confira opções de compra interessantes das melhores construtoras do mercado nacional.

O que você achou das casas pré-fabricadas? Já considerou investir nesse tipo de construção em imóvel para morar ou até mesmo alugar? Conta pra gente nos comentários!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp