1001 coisas logo 400x80
O que é empréstimo consignado? Como realizar a simulação?

O que é empréstimo consignado? Como realizar a simulação?

O empréstimo consignado simulação é uma etapa importante para qualquer beneficiário desta modalidade. Com descontos feitos diretamente da folha de pagamentos, o consignado é uma opção para consumidores específicos. 

Para ter acesso ao crédito consignado, os consumidores devem fazer parte de um dos grupos: aposentados ou pensionistas do INSS, servidores públicos, funcionários do setor privado ou militares das forças armadas. 

Caso faça parte de um dos grupos, e esteja precisando de dinheiro, o empréstimo consignado é a melhor opção! Porém, antes de contratar o produto, os consumidores devem fazer uma simulação. Veja, a seguir, mais informações. 

O que é o empréstimo consignado?

Antes de descobrir como realizar a simulação, é importante saber o que é o empréstimo consignado. Com características e benefícios únicos, trata-se de um produto financeiro que atende um grupo específico de pessoas. 

O empréstimo consignado é destinado para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos, entre outros. Assim que o consumidor opta por essa modalidade, ele permite que parte das parcelas seja descontada do benefício ou salário.

Esse empréstimo é conhecido por possuir as taxas de juros mais baixas do mercado. Afinal, como citado, parte da parcela é descontada diretamente da folha de pagamentos, diminuindo os riscos de inadimplência. 

Diferente do empréstimo de garantia, o empréstimo consignado usa o benefício e o salário dos beneficiários como garantia do recebimento do valor. Porém, os funcionários da rede privada correm risco de perder o emprego, então é importante verificar todas as regras. 

Quais são os tipos de empréstimos consignados?

Antes de saber sobre o empréstimo consignado simulação, é importante destacar que existem três modelos distintos dessa modalidade: o público, o privado e para os beneficiários do INSS. 

Consignado INSS

Como o próprio nome sugere, o empréstimo consignado INSS é destinado para os benefícios dessa modalidade. Os consumidores aptos para solicitá-lo são: aposentados e pensionistas. 

Para esse público, o valor da taxa nominal mensal é de 2,08% para os empréstimos, e 3,00% para o cartão de crédito consignado. Vale destacar que o prazo de pagamento pode chegar a 72 meses. 

Consignado Servidores Públicos

Os profissionais da rede pública do Brasil também podem solicitar o empréstimo consignado. Porém, para ter acesso a esse direito, tudo depende das regras seguidas pelo órgão que ele atua. 

Ou seja, para contratar o empréstimo consignado, é necessário descobrir todos os convênios firmados. Quanto às taxas de juros, elas podem chegar a 2,05%, com prazo de pagamento de até 96 meses. 

Consignado Privado

Por fim, mas não menos importante, como o próprio nome sugere, o empréstimo consignado privado é destinado para os seguintes grupos: funcionários de empresas privadas, mas que trabalham no regime CLT. 

Através do convênio da própria empresa, os colaboradores podem solicitar o empréstimo e aproveitar todos os benefícios. Mas é necessário ter a carteira assinada entre o funcionário e a empresa. 

Como usar o Banco Central no empréstimo consignado simulação?

Agora que você conhece todas as modalidades, chegou o momento de descobrir sobre o empréstimo consignado simulação. O simulador da página oficial do Banco Central pode ser aberto e usado pelos cidadãos a qualquer momento! 

Os consumidores podem descobrir qual seria o valor da prestação caso emprestasse R $5.000,00, por exemplo. Enfim, para descobrir mais informações sobre isso, basta deixar em branco o campo do “valor da prestação” na página de simulação. 

Levando em consideração o empréstimo de R$ 5.000,00, preencha o número de meses para quitar o valor, como 24 meses, o valor do financiamento e, por fim, a taxa de juros mensal. 

Assim que o usuário clica em “calcular”, o valor da simulação é informado. E, com base nessas informações, é possível descobrir se essa é ou não a melhor alternativa de contratação. 

Vale ressaltar que as taxas informadas pelo Banco Central são as médias. Ou seja, dependendo do tipo e o banco que o consumidor realizar o empréstimo, esse número será variável.

Quais bancos oferecem simuladores?

Hoje é comum encontrar opções de empréstimo consignado simulação, principalmente nas páginas dos próprios bancos. Os principais bancos do Brasil, por exemplo, contam com essa ferramenta para facilitar o dia a dia dos consumidores.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é um dos bancos que oferecem essa consulta aos seus consumidores. Neste caso, essa é uma opção concedida para os correntistas do banco. Os demais interessados podem ir presencialmente até uma agência física.

Bradesco

O Bradesco também conta com informações sobre empréstimo consignado simulação. Porém, assim como o Banco do Brasil, essa é uma opção disponível somente aos correntistas do banco. Mas se estiver interessado, compareça em uma unidade. 

Santander

Ao contrário dos principais bancos, o Santander não oferece simulação através da internet. Ou seja, para realizar esse procedimento e ter acesso às informações, os interessados devem ir presencialmente até uma unidade do banco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp