1001 coisas logo 400x80
Como montar uma distribuidora de água? Confira nossas dicas!

Como montar uma distribuidora de água? Confira nossas dicas!

Como montar uma distribuidora de água. Foto: Pexels / Pixabay
Como montar uma distribuidora de água. Foto: Pexels / Pixabay

A água é um recurso natural indispensável para a vida. Por isso, ter uma distribuidora de água é uma ótima opção para quem quer empreender. No entanto, montar uma distribuidora de água não é tão simples assim. É preciso seguir alguns passos para que tudo funcione da melhor maneira possível.

No Brasil, a água é um recurso escasso e sua distribuição é desigual. A maior parte da população brasileira tem acesso à água potável, mas há regiões do país onde esse acesso é limitado.

A distribuição de água potável é um serviço prestado por empresas privadas ou pelos governos municipais e estaduais. Para montar uma distribuidora de água, é preciso ter autorização do governo e cumprir algumas exigências legais.

Neste artigo, vamos mostrar como montar uma distribuidora de água, desde a escolha do local até os cuidados com a higiene e a qualidade da água.

Como escolher o ponto comercial?

Quando se trata de escolher um ponto comercial para uma distribuidora de água, é importante considerar alguns fatores. O primeiro é o tamanho do ponto comercial. É importante que o local seja espaçoso o suficiente para acomodar os equipamentos e produtos da distribuidora.

Além disso, o ponto comercial deve estar em uma área de fácil acesso, de modo que os clientes possam chegar facilmente à loja. Outro fator importante a considerar é o custo do aluguel do ponto comercial. É importante escolher um local que seja acessível, mas também é preciso levar em conta o valor do aluguel.

Por fim, outro aspecto importante na hora de escolher um ponto comercial para uma distribuidora de água é a concorrência. É importante analisar a concorrência na área e verificar se há outras lojas que vendem produtos similares.

Como estudar a concorrência e o mercado?

Quando se trata de estudar a concorrência e o mercado, é importante fazer uma análise detalhada do setor em que a sua distribuidora de água irá atuar. Isso inclui entender o tamanho do mercado, o número de concorrentes e suas respectivas participações de mercado, além de analisar as tendências do setor.

Uma boa maneira de começar a estudar a concorrência e o mercado é pesquisando na internet e em publicações especializadas sobre o setor de atuação da sua distribuidora. Além disso, é importante conversar com outros empreendedores que já atuam no mesmo ramo para obter insights valiosos sobre o mercado.

Outra forma útil de se estudar a concorrência e o mercado é fazer uma análise SWOT da sua distribuidora. Essa análise consiste em identificar os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades da sua empresa em relação à concorrência. Dessa forma, você poderá ter um panorama mais completo do cenário competitivo no qual a sua distribuidora irá atuar.

Como conseguir fornecedores de água mineral?

Você precisará de fornecedores de água mineral para iniciar sua distribuidora. Felizmente, existem muitas empresas que fornecem água mineral no Brasil. Aqui estão algumas dicas para encontrar os melhores fornecedores de água mineral para o seu negócio:

Pesquise online: a internet é um ótimo lugar para começar a sua pesquisa por fornecedores de água mineral. Existem vários sites que listam empresas que fornecem este produto. Leia as avaliações dos clientes e compare os preços antes de selecionar um fornecedor.

Peça recomendações: pergunte a amigos, familiares ou vizinhos se eles conhecem alguma boa empresa que distribua água mineral. Eles podem ter ouvido falar de alguma que seja confiável e tenha bons preços.

Procure anúncios: fique atento aos anúncios em jornais e revistas locais, bem como em outdoors e painéis de propaganda nas ruas. Algumas empresas podem anunciar seus serviços nestes lugares.

Ligue para várias empresas: depois de pesquisar online e pedir recomendações, entre em contato com as empresas que parecem promissoras. Peça orçamentos para o produto que você deseja comprar e compare os preços antes de tomar uma decisão final.

Qual o investimento para montar uma distribuidora de água mineral?

Não é segredo que montar uma distribuidora de água mineral envolve um certo investimento. Mas, afinal, quanto é preciso desembolsar para ter um negócio do tipo?

O primeiro passo é entender os custos fixos e variáveis da empresa. Os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com o volume de vendas, como aluguel, condomínio, IPTU, energia elétrica e telefone.

Já os custos variáveis são aqueles que dependem do faturamento da empresa, como compra de matéria-prima (garrafões e caixas d’água), embalagens e mão de obra.

Outro ponto importante a ser considerado é o capital de giro. Ele representa os recursos necessários para manter as atividades operacionais da empresa em dia, como pagamento de fornecedores e funcionários. Por isso, é importante levar esse valor em consideração no momento de planejar o investimento inicial.

Em média, o capital necessário para montar uma distribuidora de água mineral fica entre R$ 30 mil a R$ 50 mil. Esse valor pode variar bastante dependendo do porte da empresa e da região onde ela está localizada.

Por exemplo: se a ideia é montar uma pequena distribuidora que atenda somente um bairro específico, o investimento inicial será menor do que se a intenção for abrir uma loja em uma avenida movimentada da cidade.

Além disso, é importante levar em conta os gastos com publicidade e marketing. Afinal, para conquistar clientes e fidelizar os consumidores é preciso investir na divulgação da marca.

Geralmente, esse tipo de despesa não está incluído no capital inicial previsto para montar a distribuidora, por isso é importante reservar uma parte do orçamento para essa finalidade.

Quais os documentos necessários para abrir uma distribuidora de água mineral?

Para montar uma distribuidora de água mineral, é preciso seguir alguns passos e adquirir alguns documentos. Dentre os principais documentos necessários para abrir uma distribuidora de água mineral, estão:

  1. CNPJ;
  2. Cópia autenticada do RG e CPF;
  3. Folha espelho do IRPF;
  4. IPTU do imóvel;
  5. Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  6. Alvará de funcionamento;
  7. Entre outros documentos específicos da cidade.

Esperamos que esse post tenha ajudado você a ter uma ideia de como montar uma distribuidora de água. Para saber mais sobre o assunto, confira os nossos outros conteúdos sobre o tema!

Confira também:

Como montar uma escolinha de futebol?

Nomes criativos para confeitaria

Como abrir uma escola particular?

Como Montar uma Creche?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp