1001 coisas logo 400x80
Qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama?

Qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama?

Antes da chegada das crianças na vida dos casais, essas pessoas tinham uma rotina que era comumente seguida todos os dias, afinal, na maioria das vezes é assim que acontece: acordamos, saímos para trabalhar e, quando retornamos, organizamos a casa, jantamos e dormimos, mas com as crianças, tudo isso muda, já que elas querem e precisam de atenção, mas será que os pais sabem qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama?

É inegável que, quando uma criança entra para a família, a rotina dos adultos muda completamente em função desses pequenos tão queridos, principalmente no início da vida infantil, quando os bebês ainda precisam mamar à noite, por exemplo, por isso, os pais devem ser muito atenciosos e saber cuidar de seus filhos da maneira mais eficiente para que consigam ter um pouco de controle sobre suas vidas também.

Mas, qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama? Segundo a Associação Brasileira do Sono, existe um momento que é considerado ideal para que os pequenos partam para suas camas e berços que fica em torno de 20h e 21h, variando de acordo com a idade da criança, já que os recém nascidos, por exemplo, podem precisar de até 12 horas de sono por dia, explica a neuropediatra Rosana Cardoso, da ABS.

O que a ciência diz sobre qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama?

Muitos pais se perguntam: qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama? Mas, quando outras pessoas determinam um horário, a maioria encontra algum problema no horário indicado, mas e a ciência, o que diz? É o que vamos entender e queremos que os pais também saibam, afinal, se a opinião de um amigo não é válida no momento de saber o horário da criança dormir, esperamos que a ciência seja.

Nosso corpo produz uma substância chamada de melatonina, um hormônio importante na indução do sono e, a produção desse componente começa a acontecer a partir das 19 horas de cada dia, atingindo o máximo de nossa capacidade produtiva na quarta ou quinta hora de sono, segundo a reumatologista Elisabeth Fernandes, do instituto Crescer.

Por isso, a partir das 19 horas, as crianças já começam, de acordo com a ciência, a ter sono, então, prolongar até às 21 horas, ou seja, duas horas depois do início da produção de melatonina, é o máximo recomendado para crianças muito pequenas.

Existem indicações para quem se pergunta qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama?

Além de considerar a importância de criar uma rotina para as crianças dormirem, devemos considerar que os pequenos não podem ficar em frente às telinhas antes de deitar, pois isso influencia diretamente em nossa capacidade produtiva de melatonina, pois esse hormônio é muito influenciado pela luz ou por qualquer estímulo brilhante intenso de um celular, por exemplo.

Portanto, nada do jogo da cobrinha, pois, existe até mesmo a chance de nosso filho sonhar com cobra à noite e acordar chorando na madrugada, já que, nessa fase, a criança memoriza tudo que aprende, então, se antes de dormir o que ela via era uma cobrinha em um joguinho, sua memória irá lhe sabotar com pesadelos à noite envolvendo esses animais, por exemplo.

Mas, e sobre a faixa etária, qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama?

E, quando o assunto é a idade, qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama? Muitos se perguntam isso também, afinal, o mesmo não vale para crianças de idades diferentes, já que, uma coisa é tentar fazer um recém nascido dormir às 21 horas e outra é tentar colocar uma criança de 7 anos que não cansa de brincar na cama nessa hora.

Portanto, é importante entender melhor cada caso, pois, bebês de 3 a 6 meses podem deixar de mamar uma vez na madrugada e dormir até 7 horas por noite, somente até que queiram leite materno novamente, enquanto bebês de até um ano já podem começar a dormir em seu quarto particular, com apenas uma luz noturna por até 10 horas.

Mas, para evitar que as crianças tenham insônia ou que façam birra para dormir, é importante criar uma rotina de sono, então, vamos entender como isso é possível.

Como fazer uma rotina de sono?

Primeiramente, crie um ritual diário que deverá ser repetido sempre, mesmo que durante a madrugada, ou seja, algo como cantar uma música, ler uma história para a criança sempre no mesmo horário.

Depois, devemos estabelecer o lugar certo de dormir e, de maneira alguma, permitir que a criança escolha onde quer dormir, pois isso fugiria do hábito e deixaria de fazer efeito nossa rotina de sono.

Portanto, qual é o horário ideal para as crianças irem pra cama? é uma questão que deve ser considerada e bem avaliada, já que os pais, assim como os pequenos, merecem descanso.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp