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Qual é a diferença entre um ataque de pânico e uma crise de ansiedade?

Qual é a diferença entre um ataque de pânico e uma crise de ansiedade?

Ansiedade vs. ataque de pânico

Você pode ouvir pessoas falando de ataques de pânico e crises de ansiedade como se fossem a mesma coisa. No entanto, são condições diferentes.  Cada uma exige medicação específica (medicamentos controlados, como os  inibidores selectivos de recaptação de serotonina (dapoxetina, paroxetina etc.).

Por isso, entender como funcionam e buscar ajuda é essencial.

O que é uma crise de ansiedade?

Definimos a ansiedade como uma característica de uma série de perturbações psiquiátricas comuns.

O que é um ataque de pânico?

Os ataques de pânico surgem de repente e envolvem um medo intenso e muitas vezes avassalador. São acompanhados por sintomas físicos muito desafiantes, tais como batimento cardíaco acelerado, falta de ar ou náuseas.

A última edição do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais reconhece os ataques de pânico e categoriza-os como inesperados ou esperados.

Os ataques de pânico inesperados ocorrem sem uma causa óbvia. Eles são provocados por fatores de estresse externos, tais como fobias. Os ataques de pânico podem acontecer em qualquer pessoa, mas ter mais do que um pode ser um sinal de distúrbio de pânico.

Os sintomas de ansiedade incluem:

  • preocupação
  • angústia
  • medo

A ansiedade está normalmente relacionada com a antecipação de uma situação, experiência ou evento estressante. Pode surgir de forma gradual.

A falta de reconhecimento diagnóstico da crise de ansiedade significa que os sinais e sintomas estão abertos à interpretação. Ou seja, uma pessoa pode descrever ter um “crise de ansiedade” e ter sintomas que outra pessoa nunca experimentou.

Pode ser difícil saber se o que se está a experimentar é ansiedade ou um ataque de pânico. Tenha em mente o seguinte:

  • A ansiedade está tipicamente relacionada com algo que é visto como estressante ou ameaçador. Ataques de pânico nem sempre são engatilhados por fatores de estresse. Ocorrem mais frequentemente do nada.
  • A ansiedade pode ser suave, moderada, ou severa. Por exemplo, a ansiedade pode estar acontecendo no fundo da sua mente, à medida que vai realizando as suas atividades do dia-a-dia. Os ataques de pânico, por outro lado, envolvem na sua maioria sintomas graves e perturbadores.
  • Durante um ataque de pânico, a resposta autônoma do corpo à luta ou a fuga assume o seu lugar. Os sintomas físicos são frequentemente mais intensos do que os sintomas de ansiedade.
  • Enquanto que a ansiedade pode aumentar gradualmente, os ataques de pânico surgem normalmente de forma abrupta.
  • Os ataques de pânico provocam normalmente preocupações ou medos relacionados com a ocorrência de outro ataque. Isto pode ter um efeito no seu comportamento, levando-o a evitar lugares ou situações em que pensa que pode estar em risco de um ataque de pânico.

Causas

Ataques de pânico inesperados não têm desencadeadores externos claros. Os ataques de pânico e ansiedade esperados podem ser desencadeados por coisas semelhantes. Alguns gatilhos comuns incluem:

  • um trabalho stressante
  • condução
  • situações sociais
  • fobias, tais como a agorafobia (medo de espaços cheios ou abertos), claustrofobia (medo de espaços pequenos), e acrofobia (medo de alturas)
  • lembretes ou memórias de experiências traumáticas
  • doenças crônicas, tais como doenças cardíacas, diabetes, síndrome do cólon irritável, ou asma
  • dor crônica
  • retirada da droga ou do álcool
  • cafeína
  • medicamentos e suplementos
  • problemas da tiróide

Fatores de risco

Ansiedade e ataques de pânico têm fatores de risco semelhantes. Estes incluem:

  • sofrer traumas ou testemunhar eventos traumáticos, quer como criança quer como adulto
  • experimentar um evento de vida estressante, como a morte de um ente querido ou um divórcio
  • a experimentar estresse e preocupações contínuas, tais como responsabilidades laborais, conflitos na sua família, ou preocupações financeiras
  • viver com um estado de saúde crônico ou uma doença que ameaça a vida
  • ter uma personalidade ansiosa
  • ter outro distúrbio de saúde mental, tal como a depressão
  • ter familiares próximos que também têm ansiedade ou distúrbios de pânico
  • usar drogas ou consumir álcool

As pessoas que experimentam ansiedade correm um risco acrescido de sofrer ataques de pânico. No entanto, ter ansiedade não significa que irá experimentar um ataque de pânico.

Aconselhamento e psicoterapia

Terapias para ansiedade e distúrbios de pânico podem envolver o seguinte, muitas vezes em combinação.

  • A terapia cognitiva-comportamental pode ajudá-lo a ver coisas que o preocupam de uma nova forma. Um conselheiro pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para gerir os estímulos quando estes surgem.
  • A terapia cognitiva pode ajudá-lo a identificar, estruturar e neutralizar os pensamentos inúteis que muitas vezes estão subjacentes a um distúrbio de ansiedade.
  • A terapia de exposição envolve uma exposição controlada a situações que desencadeiam medo e ansiedade, o que pode ajudá-lo a aprender a enfrentar esses medos de uma nova forma.
  • O seu médico pode sugerir a participação em sessões individuais, sessões de grupo, ou uma combinação das duas.

Medicamentos

Exemplos de medicamentos que o seu médico pode prescrever são:

  • antidepressivos, tais como inibidores selectivos de recaptação de serotonina (SSRIs) (como a paroxetina e outros com preço em conta) e inibidores de recaptação de serotonina norepinefrina (SNRIs)
  • beta-bloqueadores, que podem ajudar a gerir alguns dos sintomas físicos, tais como um ritmo cardíaco acelerado
  • medicamentos anti-ansiedade, tais como benzodiazepinas, um medicamento sedativo que pode suprimir rapidamente os sintomas

Muitas vezes, o seu médico recomendará uma combinação de tratamentos. Podem também precisar de alterar o seu plano de tratamento ao longo do tempo.

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Leonardo

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