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Como aumentar as vendas online: público, gatilho mental e muito mais!

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Como aumentar as vendas online. Foto: Canva / 1001 Coisas

Com a popularização do uso da internet e das redes sociais, vem se tornando cada vez mais comum o hábito de comprar online. Desde peças de vestuário até produtos eletrônicos ou eletrodomésticos para casa, todo tipo de produto pode ser encontrado em sites de venda.

Para potencializar ainda mais a divulgação de sua loja e o seu faturamento, existem estratégias que podem ser colocadas em prática. Entre as dicas que mais contribuem para um maior alcance está o conhecimento de seu público-alvo, o uso de boas fotos e um investimento na qualidade de seu atendimento.

Ao longo dos tópicos deste artigo, você confere detalhes sobre essas e outras orientações que podem fazer toda a diferença para o sucesso de suas vendas online. Boa leitura!

Como aumentar as vendas online?

Existem várias estratégias que podem ser adotadas no dia a dia de quem faz vendas online. Independente do produto a ser anunciado, todas as dicas abaixo podem fazer toda a diferença em seu faturamento e no alcance de sua loja. Confira, a seguir, algumas sugestões sobre como melhorar seu desempenho na internet.

Conheça o seu público

Antes de testar qualquer estratégia para potencializar as suas vendas online, é necessário conhecer o público-alvo para o qual os seus produtos são direcionados. Pesquise, por exemplo, sobre os interesses das pessoas de acordo com recortes de gênero, idade, entre outros fatores. Isso pode ser feito a partir da observação de quem são os seguidores de páginas semelhantes à que você tem.

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Após formar o seu próprio público, utilize ferramentas como pesquisas de opinião e enquetes para ter um conhecimento mais aprofundado sobre o que essas pessoas gostam mais ou menos, sempre com abertura para sugestões de mudança para agradá-los.

Não deixe de conferir a concorrência

Pesquisar a sua concorrência não deve ser visto como algo negativo, uma vez que muitas novidades, estratégias e inspirações podem aparecer em páginas, lojas ou sites do mesmo seguimento que o seu.

Com a possibilidade de venda online, a variedade de lojas foi aumentando, portanto, saber como seus concorrentes procedem é sempre uma oportunidade de aprendizado sobre o que fazer ou não.

Ao utilizar uma ideia de um colega de profissão, não se esqueça de sempre marcar ou mencionar a sua loja. Indicar pessoas do seu segmento ou de outros quando não puder atender a um cliente também é uma excelente dica para quem deseja criar parcerias produtivas e duradouras.

Tenha fotos bonitas dos seus produtos 

Todos sabem que uma imagem vale mais que mil palavras e essa mesma lógica vale para as vendas online. Se quiser que seus produtos se destaquem da concorrência, invista em técnicas e equipamentos para criar as melhores fotos e vídeos possíveis.

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Caso caiba em seu orçamento, invista no melhor celular, com uma boa câmera para capturar as imagens com nitidez e cores fiéis à realidade. Também vale a pena procurar por um local em casa com  boa fonte de luz e compor um cenário bacana de acordo com o produto a ser vendido.

Não esqueça de editar e retocar as fotos dos seus produtos 

Além de investir em um bom celular e equipamentos para conseguir fotos de qualidade para suas vendas online, existem inúmeros aplicativos de edição, sendo alguns deles gratuitos e outros, com mais possibilidades de retoques, que são pagos.

Muitas vezes esses aplicativos podem ser pesados para o uso em seu smartphone, sendo assim, procure realizar as edições diretamente de um computador. O melhor notebook para esse tipo de atividade deve ter uma boa quantidade de memória RAM, que evita lentidão e travamentos, e bastante espaço para o armazenamento das mídias, que ficam na memória interna.

Verifique a formatação do site no PC e mobile

Ao criar um site específico para vendas online, é preciso levar em consideração o fato de que as pessoas podem acessá-lo tanto de seus computadores quanto de um smartphone. Pensando nisso, é necessário verificar como está a formatação dos textos e imagens nessas diferentes telas.

Busque manter o layout de sua página o mais intuitivo possível e, se for preciso, invista na contratação de um técnico especializado para criar uma versão mobile tão completa quanto a versão web para o site de sua loja.

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Utilize gatilhos mentais

Entre as principais estratégias do marketing digital para vendas online está a utilização de gatilhos mentais.

Esses gatilhos consistem em estímulos recebidos pelo cérebro ao entrar em contato com uma imagem, texto ou som, por exemplo, que podem levar a um potencial cliente sensações como de exclusividade, urgência, reciprocidade, segurança, entre outras. 

A partir dessas sensações, cria-se uma relação persuasiva entre o usuário e o produto. Para colocar esses gatilhos em prática, você pode aderir a certas palavras, mensagens ou imagens que demonstram que os seus produtos se destacam de alguma maneira, seja pela aquisição descomplicada, seja pela tradição e ética de sua loja, seja pela sua popularidade ou conexão e identificação com o que eles têm interesse. 

Ofereça várias formas de pagamento aos clientes

Para diversificar ao máximo o seu público e possibilidade de vendas online, invista em adotar múltiplas formas de pagamento para os seus produtos.

Caso sejam itens de valor mais alto, é bastante interessante utilizar uma máquina de cartão de crédito ou fornecer um link para o parcelamento desse preço.

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O pix é outra forma popular de pagamento, utilizada pela grande maioria das pessoas, portanto, crie uma chave ou até uma conta específica para a sua loja para tornar a venda mais prática e simplificada.

Algumas empresas adotam, ainda, as carteiras virtuais, que facilitam ainda mais na hora do pagamento, pois unem todas as ferramentas financeiras do cliente em um só aplicativo.

Aproveite as datas comemorativas

Uma excelente estratégia para manter as vendas online em alta o ano todo é aproveitar as datas comemorativas para a divulgação de seus produtos.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja com a criação de peças relacionadas a essas datas, com a utilização de cenários temáticos ou até com o anúncio de promoções exclusivas para cada época do ano.

Para ter certeza de que conseguirá atender a todos os clientes, procure anunciar os produtos antes das datas, instigando os seus clientes a pensarem que a sua loja tem o item ideal para comprarem, seja para presentear ou para eles mesmos utilizarem.

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Caso trabalhe com peças feitas à mão, também é interessante criar um pequeno estoque e colocar alguns exemplares para pronta-entrega.

Tenha um bom canal de atendimento ao cliente

Não basta ter bons produtos quando se trata de vendas online. Um atendimento ao cliente de qualidade é primordial para criar uma conexão duradoura com o seu público. Para isso, existem estratégias que facilitam esse contato.

A primeira delas é adicionar o seu número de telefone nos perfis das redes sociais de sua loja. Assim, com apenas um clique, o cliente é direcionado diretamente para você ou um funcionário.

Caso a sua demanda seja muito grande, uma dica é investir na contratação de um ou mais funcionários apenas para cuidarem dessa área de atendimento. Independente da maneira como será feita essa comunicação, sempre utilize uma linguagem educada e com a qual seus clientes se identifiquem.

Pense em utilizar ferramentas de automação

Para lojas maiores, cujas vendas online são feitas em grande volume, a utilização de chatbots será uma excelente estratégia, pois com essa ferramenta, que atendem às dúvidas e resolução de problemas de maneira rápida, 24 horas, 7 dias por semana, evitando que os pedidos se acumulem e que a insatisfação dos usuários aumente.

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É possível, ainda, programar as respostas para que tenham a linguagem da sua loja, com a qual o seu público-alvo se identifica, criando uma relação mais orgânica durante esse contato.

Existem outras ferramentas de automação, como máquinas que criam fichas para os pedidos feitos pelo site e até a possibilidade de disparo de anúncios e propagandas pelo e-mail ou redes sociais.

Aproveite as dicas e aumente o seu número de vendas online!

Como você pôde ver, as vendas online são uma excelente oportunidade para empreender e criar o seu próprio negócio, faturando e atendendo aos seus clientes sem sair de casa.

Com a criação de sites e o uso de redes sociais, ficou muito mais fácil divulgar e potencializar as suas vendas.

Ao longo dos tópicos, você recebeu dicas sobre como criar uma relação de identificação entre o seu público e sua marca, além de ferramentas que impulsionam a sua comunicação com os usuários e o alcance de seus produtos.

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Invista nessas estratégias e comece ainda hoje o seu próprio negócio online!

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