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Como fazer integração entre as equipes de trabalho e quais são os benefícios dessa ação?

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Integração entre as equipes. Foto: Pexels / Fox

Muito se fala no ambiente de trabalho saudável e na importância da fluidez comunicacional nas empresas. Porém, a produtividade e, consequentemente, os resultados também dependem do engajamento e integração entre as equipes de trabalho.

O funcionamento sistêmico entre os setores de uma empresa é imprescindível para o cumprimento de prazos e para que as informações transitem com eficiência.

Por isso, a premissa de que “a união faz a força” pode até ser clichê, mas representa bem a importância da sincronização das equipes. 

Visto que, aprender como fazer integração entre as equipes de trabalho não é apenas uma medida que ajuda a melhorar o clima interno, mas também renderá frutos na produtividade e no surgimento de novas ideias de frases sobre o mar.

Para colher esses benefícios é necessário que você compreenda melhor sobre o tema e é o meu objetivo neste artigo.

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 O que é a integração de equipes?

De modo geral, o princípio de integração entre as equipes de trabalho significa promover um processo de engajar os profissionais em busca do objetivo, além de inserir um novo colaborador no ambiente e rotina dentro do negócio. 

É uma prática de suma importância para a produtividade e qualidade, uma vez que permite a interação e motivação da força de trabalho. 

Além de aprofundarem o conhecimento sobre a empresa onde trabalham, os diferentes setores, independente do tamanho e tipo de atividade, se unem e criam um ambiente mais saudável

Por fim, permite a construção de uma linha de raciocínio unânime, bem como o constante aprimoramento dos serviços prestados e novas metas a serem alcançadas.

Algumas empresas estão implementando o recrutamento inteligente que avalia crenças e objetivos pessoais de cada candidato para avaliar como ele se encaixa dentro das equipes, atuando assim como um elemento que favorece a integração do time.

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Qual é a importância da integração entre as equipes?

Os benefícios da integração são conhecidos e eficazes, mas ela quase nunca é priorizada. 

Recentemente, a Salesforce fez um estudo onde constatou que, dos 1.400 executivos, funcionários e educadores pesquisados, 86% não conseguiram identificar que a falta de colaboração era responsável por falhas no local de trabalho.

Equipes que estão no mesmo espaço físico, mas sem uma união, atuando distante na execução de cada demanda, intensificam os problemas, sendo que estes podem passar despercebidos pela liderança.

Mas, não vamos só falar de problemas, né? Aqui estão os principais benefícios da integração entre as equipes de trabalho:

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  • Motiva os colaboradores;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Incentiva o trabalho em equipe;
  • Fomenta a soluções inovadoras;
  • Aumenta da produtividade;
  • Promove o desenvolvimento pessoal.

Como fazer integração entre as equipes de trabalho?

Não importa se você é gestor do time de marketing, vendas, suporte ao cliente ou finanças, se atua no Departamento Pessoal ou é o dono do negócio, saiba que uma das melhores maneiras de aumentar a produção da sua equipe é com uma integração adequada.

Por quê? Todos os grandes projetos dependem da ajuda de diversas equipes com vários conjuntos de habilidades, em diferentes áreas da empresa.

Abaixo existe uma série de dicas de como fazer integração entre as equipes de trabalho.

Transmita e alinhe a cultura organizacional

Antes de qualquer iniciativa para integrar as equipes de trabalho, é necessário alinhar a cultura organizacional da empresa. Para isso, o gestor deve estabelecê-la e transmiti-la com clareza e transparência

Com isso, os profissionais passam a conhecer a missão e valores, elementos que direcionam a própria linha de trabalho.

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Com o alinhamento da cultura organizacional, a gestão padroniza as atividades, o que facilita a tomada de decisões. Ainda, contribui para o próprio posicionamento da empresa perante o mercado.

Construa o fluxo de comunicação interna

Impossível haver integração entre as equipes de trabalho com um fluxo de comunicação interna ineficiente.

Um dos pontos primordiais para integrar os diferentes setores é a transmissão uniforme de dados e informações, possibilitando a solução de problemas e o claro entendimento sobre os rumos do negócio. Como resultado, temos fluxos mais ágeis e todos indo na direção desejada.

Além disso, com práticas comunicativas eficientes, a gestão permite que os setores tenham visão ampliada, uns dos outros, e, consequentemente, se alinhem. Ademais, a comunicação interna deve fomentar a confiança e transparência da empresa. 

Promova um ambiente saudável de trabalho

O clima organizacional é crucial para ter sucesso ao fazer integração entre as equipes de trabalho, uma vez que os profissionais tornam-se mais felizes e motivados. Afinal, em um bom ambiente, as relações interpessoais melhoram, interferindo diretamente na obtenção de resultados satisfatórios. 

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Mais do que isso, resolva os conflitos internos com celeridade, evitando que tomem proporções desnecessárias.

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Capacite suas equipes

A importância de manter as equipes integradas também deve ser de conhecimento dos próprios profissionais, principalmente dos líderes.

Por isso, capacite e atualize os colaboradores constantemente, especialmente sobre os processos inerentes ao negócio. Quanto maior a qualificação, também são maiores as necessidades de integração e produtividade, principalmente se for estimulada a autonomia

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Planeje sua rede de TI

O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem papel importante na integração das equipes. Sabe por quê? É dali que saem os sistemas usados para a comunicação interna, portanto, tudo deve funcionar perfeitamente.

Assim, o setor de tecnologia precisa ser bem estruturado de forma a otimizar o fluxo dos processos internos, inclusive o comunicacional.

Ainda relacionada à área de TI, está a automatização dos processos, unindo ferramentas e sistemas dos diferentes setores. Isso faz com que as equipes tenham conhecimento das informações essenciais e foquem nas metas e objetivos de cada uma. 

Promova eventos de integração

Além dos treinamentos, também é interessante promover eventos que estimulem a integração entre as equipes de trabalho, abordando temáticas que incitem a construção dos times. 

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Nesse tipo de atividade, é comum trazer ações que estimulem a reflexão, por exemplo: 

  • Criatividade e inovação;
  • Planejamento e visão estratégicos;
  • Respeito e valorização do colega.

Veja como as equipes reagem aos diversos tipos de eventos e faça ajustes para que a participação seja ampliada.

Estimule a criação coletiva

Se um dos objetivos de integrar as equipes é aumentar a produtividade, nada mais coerente do que estimulá-las a criar em conjunto. Por isso, permita que os diferentes setores construam coletivamente estratégias e planos de trabalho durante a rotina, ou seja, a cocriação.

Assim, múltiplos autores se envolveram no desenvolvimento estratégico, o que pode trazer originalidade e diferentes nuances, uma vez que conterá visões de áreas diversas. Nisso, vale apostar na integração de perfis distintos, quebrando os grupos que se formam por características similares.

Melhorar a integração das equipes de trabalho, sejam elas do departamento de marketing, vendas ou qualquer outra área pode ser o ponto chave para uma empresa conquistar o sucesso, já que fica muito mais difícil vencer se todos não estiverem unidos.

Por isso, fazer integração entre as equipes de trabalho é de fundamental importância para que se alcance os resultados esperados ou até melhores.

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