1001 coisas logo 400x80
Como polir o seu carro? Um guia completo!

Como polir o seu carro? Um guia completo!

Com o tempo, a cor do carro perde o brilho mesmo com lavagens frequentes. Chuvas, pequenos arranhões e sujeira mancham a tinta. Para melhorar a aparência da lataria, o carro deve ser polido.

Algumas técnicas podem restaurar o brilho do carro usando os produtos certos.

Pensando nisso, preparamos um artigo para ensinar você o que deve ser feito na hora de polir o seu carro, de forma que a sua pintura não seja danificada.

Como polir o carro?

É preciso muito trabalho para fazer o carro brilhar, começando com a limpeza.

Este é o primeiro passo para trazer um tom vibrante. Depois que o carro esfriar, após desligar o motor, jogue um balde grande de água com sabão para tirar a sujeira superficial.

Use apenas sabão para carros, para não deteriorar a tinta. Passe uma esponja ou pano por todo o carro.

Enxágue abundantemente para remover a espuma e seque com um pano de microfibra, sem deixar vestígios de umidade.

Para uma lavagem maior, opte por uma limpeza a alta pressão.

Depois que o carro estiver bem lavado, faça o polimento. Esta etapa é para remover pequenos arranhões e defeitos de pintura no carro.

Muitas pessoas negligenciam o polimento. No entanto, polir o carro confere à pintura uma aparência suave enquanto a prepara para a aplicação de cera.

Quando o carro estiver limpo e seco, é hora de começar a polir.

Graças ao polimento, o carro recupera o brilho original como se uma tinta nova fosse aplicada. Além disso, lustrar o carro a cada 3 meses mantém a pintura mais brilhante.

Use o produto correto

Para um polimento bem-sucedido, certos equipamentos devem ser utilizados, em particular a cera de polimento.

Cuidado, porque a cera em contato com a água ou com os raios solares produz um resultado indesejado.

Portanto, é recomendável colocar o carro na sombra. Antes de cada utilização, agite bem o frasco.  Usando um pano de polimento ou algodão, aplique o produto em pequenos movimentos circulares.

Quando toda a superfície envernizada estiver coberta, deixe agir por alguns minutos, até que os riscos da superfície desapareçam.

Como este produto remove uma fina camada de verniz com imperfeições, o uso muito frequente pode apagar toda a tinta.

Polir seu carro três vezes ao ano é mais do que suficiente. Então, aguarde duas ou três horas para concluir completamente o polimento.

O trabalho manual leva tempo, mas permite ser mais preciso e oferece melhor controle sobre a pressão exercida.

Para acelerar o polimento, use um polidor. Como o nome sugere, é uma ferramenta projetada para polir o carro.

Ela imita movimentos manuais em velocidade muito alta. O polidor restaura o carro para sua nova aparência. No entanto, seu manuseio requer uma boa técnica e conhecimento.

Inicie o polidor e sobreponha cada seção de cima para baixo e da direita para a esquerda. Para uma superfície bem nivelada, mantenha pressão regular.

Pressionar com força e passar o polidor por muito tempo pode danificar a tinta. Por isso, cuidado com o tempo que você usará para polir o carro!

Termine o polimento passando um pano de microfibra.

Aumente o brilho do seu carro

Alguns produtos permitem que o seu carro brilhe depois de polido. Eles atuam na tinta para acentuar o brilho.

Esses produtos adicionam uma película protetora à tinta para compensar a camada removida durante o polimento.

Geralmente, os polidores reagem mal aos raios do sol. Eles devem ser aplicados todos os meses para manter o brilho do carro.

Para aplicá-los, use panos de microfibra. Despeje o produto no pano e espalhe-o sobre o carro. Depois passe outro pano seco para finalizar o polimento. Esta etapa requer muito menos tempo do que o polimento.

Aplique cera protetora

A cera é um produto a ser aplicado à lataria do carro para protegê-lo.

Ela atua como uma barreira contra sujeira, como poeira e grãos de areia. Evita que pequenas partículas atinjam a camada de tinta, prendendo-as.

Como a cera protetora acumula sujeira, ela deve ser renovada todos os meses.

Para aplicar a cera, coloque o carro em uma garagem, longe do sol e do vento.  A cera de proteção do carro geralmente é acompanhada por um aplicador.

Portanto, cubra a tinta com a cera em movimentos circulares. Aguarde alguns minutos para permitir que a cera seque.

Limpe a cera com um pano de microfibra para uniformizar a superfície. Essa última passada de pano pode fazer você se cansar, porque leva muito tempo. Para acelerar o processo, use um polidor de velocidade muito baixa.

Polir janelas e faróis

Para fazer as janelas do carro brilharem, mergulhe uma esponja em água com sabão. Use sabão de carro ou detergente para limpar as partes citadas.

Além da limpeza, eles desengorduram efetivamente o carro. Por isso, use jornal para secar as janelas. Este método os faz brilhar sem deixar manchas.

Além do mais, um carro brilhante não combina com rodas sujas.

Portanto, limpe a sujeira grande dos pneus com um jato de água.

Também é possível esfregar os pneus com uma esponja e um balde de água e sabão antes de enxaguar imediatamente com água limpa.

Se a água secar nas rodas, deixa manchas difíceis de remover. Por isso, você pode usar uma escova de dentes para limpar cantos difíceis de alcançar.

Esfregue os aros com uma esponja embebida em vinagre e depois seque com um pano. Quanto ao pneu, basta polir com um pouco de óleo vegetal para obter um acabamento perfeito.

E então, gostou de saber como polir o seu carro de uma forma simples e rápida gastando pouco? E mais uma dica! Caso esteja procurando seguro para o seu automóvel, clique aqui e conheça a TZ Seguros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp