1001Coisas Logotipo
Como aumentar a produtividade no trabalho?

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Como aumentar a produtividade no trabalho. Foto: Pexels / Valeria Boltneva
Como aumentar a produtividade no trabalho. Foto: Pexels / Valeria Boltneva

Está sentindo dificuldades de rendimento no trabalho? Esse problema atinge muitas pessoas, que buscam como aumentar a produtividade no trabalho, já que as rotinas tendem a ser cada vez mais agitadas e com muitas tarefas no dia a dia.

Além disso, a era da informação e da conectividade promove diversas distrações e ansiedades que podem atrapalhar a produtividade no trabalho e em outros âmbitos da vida.

Existem algumas ações que você pode seguir para que os seus dias rendam e que você possa otimizar seu tempo de forma a produzir mais, principalmente profissionalmente. 

Quer saber como acabar com esse problema e ser mais produtivo no seu trabalho diário? Confira a seguir, o conteúdo que preparamos para você!

Confira como investir em casas pré-fabricadas

O que é ser produtivo no trabalho?

Quando se fala em como aumentar a produtividade no trabalho muitas pessoas acreditam se tratar de fazer as tarefas demandadas o mais rápido possível, mas não é bem assim.

Ser produtivo engloba conseguir exercer suas funções com qualidade em um tempo suficiente para não atrasar as entregas e prejudicar os próximos dias da semana, o que acaba acumulando.

Para isso, existem algumas dicas que ajudam a manter o foco, organização e rendimento no expediente, resultando em dias muito mais produtivos para os trabalhadores.

6 dicas de como aumentar a produtividade no trabalho

A falta de produtividade na maioria das vezes pode ser resolvida com mudanças de hábitos e atitudes que lhe impedem de evoluir. Mais organização e planejamento, são alguns fatores que ajudam nessa jornada de gerar Codiguin ff.

Veja abaixo, o que fazer para aumentar a produtividade no trabalho:

1. Evite distrações

Uma das dicas de como aumentar a produtividade no trabalho é sempre tomar cuidado com aquelas pequenas distrações que podem atrapalhar e muito o rendimento, principalmente no serviço.

Isso porque, vivemos na era da conexão, logo, se torna difícil estar totalmente longe da internet e das redes sociais, que muitas vezes fazem parte do dia a dia de trabalho.

Portanto, a dica é se livrar de tudo o que pode te distrair, principalmente do celular, acendendo toda vez que uma notificação nova chega. Dedique esse tempo às suas tarefas. 

2. Faça pequenas pausas

Durante um longo dia de trabalho você já sentiu aquele bloqueio? As ideias não chegam, a mente não funciona perfeitamente. Isso é muito comum de acontecer com quem trabalha horas sem parar.

Por isso, a dica é tirar pequenas pausas ao longo do expediente, ao contrário do que se acredita, as pausas ajudam a retomar o fôlego e a criatividade para realizar as atividades necessárias.

3. Planeje sua semana

Ao pesquisar sobre como aumentar a produtividade no trabalho, vemos que o planejamento é muito importante, visto que ajuda a manter a organização e a dar tempo de fazer tudo o que você precisa, sem complicações.

Por isso, a dica é investir em agendas e cadernos inteligentes que podem te ajudar a planejar cada dia da sua semana e assim, além de mais produtividade, você consegue ter mais tranquilidade na rotina.

Uma rotina planejada ajuda a ter mais produtividade em todos os âmbitos da vida, seja no trabalho ou nos próprios afazeres de casa, otimizando seu tempo. 

Veja a seguir alguns pontos importantes na hora de criar seu planejamento:

  • Trace suas metas da semana;
  • Escolha boas ferramentas de planejamento;
  • Defina suas prioridades;
  • Determine qual melhor dia para cada tarefa;
  • Faça a divisão do tempo em blocos;
  • Não esqueça de planejar refeições, horas de atividade física e de lazer; e
  • Cogite os imprevistos.

Essas são algumas dicas de como aumentar a produtividade no trabalho que devem ser levadas em consideração no seu planejamento semanal, faça a tentativa e veja como seus dias ficarão mais organizados.

4. Analise seu rendimento por período

Outro fator importante para ser mais produtivo no trabalho é analisar qual período você consegue render mais, ou seja, desenvolver melhor suas funções e quando você percebe que acaba travando.

Por exemplo, existem pessoas que preferem acordar cedo e realizar o máximo possível de tarefas antes do meio-dia, já outras se sentem mais produtivas no período da tarde ou da noite.

Ao fazer essa autoavaliação, você pode ajustar seu planejamento de tarefas, mesmo que você trabalhe em horário fixo, pode mudar algumas atividades para o período que melhor funciona.

5. Não procrastine

Se você é do tipo que deixa tudo para depois, cuidado. O hábito de ir adiando as tarefas a serem resolvidas pode resultar em uma grande bola de neve, são várias coisas que vão acumulando.

Assim, quanto mais tarefas você precisar realizar no seu dia, menor será sua produtividade, pois a ansiedade para resolver tudo de uma vez acaba gerando cansaço físico e mental.

6. Faça uso de ferramentas

Por um lado, a internet trouxe as redes sociais que causam distração, mas também oferece a nosso favor diversas ferramentas que podem ser um suporte na busca de como aumentar a produtividade no trabalho.

São aplicativos e softwares que permitem a criação de listas de tarefas, ligações de voz, fazer pesquisas, anotações e demais funções que facilitam a rotina dos trabalhadores.

Um exemplo é o Google Now, um aplicativo que pode ser acessado de qualquer lugar, smartphones, tablets ou computadores.

Ficou evidente que são vários os fatores que prejudicam a produtividade no trabalho, desde problemas de organização até hábitos inadequados que causam distração.

Por isso, aposte nas dicas aqui fornecidas para melhorar sua rotina profissional, você verá que o rendimento será bem maior e trará bons resultados a você e a toda a equipe.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Leonardo

Leonardo

 Envie um 
Comentário: